10/03/2022 15h42

Servidoras do Iases são homenageadas durante Dia Internacional da Mulher

As mulheres foram as grandes homenageadas nas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), nessa terça-feira (08), data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Na sede administrativa do Iases, 130 mulheres que atuam no local foram presenteadas com lembranças confeccionadas pelas adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Feminina (Ufi).

O mimo também foi entregue para as mulheres que trabalham na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) e nas Unidades de Internação Provisória I e II, respectivamente Unip I e Unip II. Além disso, durante a manhã, as servidoras da Ufi compartilharam um café da manhã para celebrar a data.

Na Unidade de Internação Provisória da Regional Norte (Unip Norte), as comemorações aconteceram no período da manhã. “A ação foi movimentada por dinâmicas e brincadeiras com premiações, sorteios de brindes e entrega de uma lembrança confeccionada pelos socioeducandos da unidade”, contou a gerente da Unip Norte, Rita de Cássia dos Santos Cortez.

Ao todo, 37 mulheres que compõem a gestão, equipe técnica, agentes socioeducativas de plantão, agentes que atuam no administrativo, no videomonitoramento, da empresa terceirizada e professoras foram homenageadas.

As homenagens foram realizadas pelo professor da unidade, agentes socioeducativas e adolescentes, que cantaram e leram mensagens, proporcionando reflexão e agradecimento. “A nossa manhã foi excelente. Tratamos a temática de outra forma, proporcionando interação, afinidade e a liberdade de conhecer um pouco mais cada mulher que esta diariamente conosco. Encerramos a manhã de forma alegre, descontraída e com um café compartilhado”, destacou Rita de Cássia Cortez.

Já na Unis Norte, as servidoras foram recebidas com poesias e músicas declamadas e tocadas pelos socioeducandos. “Foi uma homenagem singela, porém muito emocionante. É uma data importante, mas o dia das mulheres são todos os dias. O movimento ganha força a cada ano, pois as mulheres cada vez mais conquistam o seu espaço na sociedade”, pontuou o gerente da Unidade, Sérgio Durão.

Um dos socioeducandos de 18 anos, que participou da homenagem, comentou sobre a satisfação de participar de um evento na unidade que homenageou o Dia Internacional da Mulher. “Isso nos faz reconhecer que as mulheres são importantes em nossa vida. Essas ações nos fazem lembrar das mulheres do meio familiar que amamos e sentimos saudades”, disse.