A servidora é habilitada para atuar no processo de documentação dos adolescentes do Iases e pôde auxiliar no trabalho da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES) nos postos de atendimento no Sul do Estado.
A servidora do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Lorena Carla Moreira Vicentini, atuou junto à Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) nos mutirões para emissão de Carteiras de Identidade (CIs) nos municípios afetados pela chuva. Os atendimentos aconteceram na última semana, em Iconha, entre os dias 29 e 31 de janeiro.
Em novembro de 2019, a profissional, que atua na subgerência de Liberdade Assistida, Prestação de Serviços à Comunidade e Atendimento ao Egresso do Iases (Subate), foi habilitada pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) para realizar o trâmite inicial de emissão da documentação civil dos adolescentes do Iases. Com o treinamento, o preparo de todo o material necessário para a emissão das CIs pôde ser realizado pelo próprio Instituto, dentro das unidades de internação, garantindo mais agilidade ao processo de regularização civil.
Estando habilitada, a servidora pôde atuar nos postos de atendimento dos municípios afetados, auxiliando o trabalho da Polícia Civil na elaboração de nova documentação para as pessoas que perderam seus documentos em razão das fortes chuvas.
A servidora Lorena contou sobre como foi gratificante contribuir minimamente para a reorganização da população atingida. “Agradeço ao Instituto por ter sido liberada para participar de uma ação de solidariedade ao próximo, pois muitas pessoas, além de perderem seus bens materiais, também se encontravam sem documentação civil e impossibilitados de acessar alguns programas sociais, financiamentos, entre outros”, disse.
O diretor de Ações Estratégicas do Iases, Fábio Modesto de Amorim Filho, destacou a importância de fortalecer esta corrente de solidariedade para auxiliar as vítimas das chuvas. “Não só o Iases, mas várias outras instituições se uniram e estão trabalhando em apoio aos capixabas vítimas das fortes chuvas. Tenho certeza que, desta forma, trabalhando juntos, conseguiremos reconstruir o que foi perdido”, disse.
Os atendimentos foram realizados em um Posto de Identificação Móvel, na praça central da cidade.
Doações
Na última semana, o Iases também enviou um caminhão contendo doações às vítimas das chuvas que atingiram os municípios do sul do Estado. Os donativos foram entregues na cidade de Castelo, para que fossem distribuídos às comunidades afetadas. Foram arrecadados produtos de limpeza e higiene em geral, vestimentas, roupas de banho, cobertores, lençóis, edredons, água potável e alimentos não perecíveis, além de cestas básicas, marmitas, descartáveis e alguns eletrodomésticos, como geladeira e televisão.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br