Um agente socioeducativo que atua na Gerência de Segurança e Proteção à Pessoa (Gesp) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foi o responsável por ministrar o curso “Instruções de Prevenção e Combate a Incêndio” para soldados, cabos, sargentos e tenentes do 38º Batalhão de Infantaria do Exército. Ao todo, 25 militares participaram da formação realizada entre os dias 26 e 29 de maio, no quartel do Exército, em Vila Velha.
Com carga horária de 16 horas, o curso teve como objetivo transmitir conhecimentos específicos do fogo, equipamentos e técnicas de combate a incêndios, possibilitando uma pronta ação em casos de sinistro, explicou o agente socioeducativo e instrutor, Dayvidson da Silva. “Esses conhecimentos serão de grande valia, pois a compreensão dos fatos transmite confiança, fazendo com que o Militar do Exército Brasileiro, devidamente treinado, seja uma poderosa ferramenta no controle do pânico e combate ao fogo, cuja realidade não devemos subestimar”, disse.
Durante a formação, os participantes aprenderam sobre: teoria do fogo; propagação do calor e do fogo; classes de incêndio; pontos de temperatura e capacidade calorífica dos materiais; métodos de extinção; tipos de extinção; montagem de estabelecimento e utilização de mangueiras e esguicho; abandono de área, controle de pânico e retirada ordenada de pessoas de locais com incidência do fogo e fumaça.
Outras formações
Essa é a segunda vez que servidores do Iases fornecem treinamento para militares do Exército. Em maio do ano passado, o mesmo agente socioeducativo ministrou o curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático para policiais militares do Força Tática do 4º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) em Vila Velha; para os oficiais do Exército Brasileiro e para a Guarda Civil de Cariacica.
O curso foi aplicado durante o estágio de qualificação profissional da Guarda Civil Municipal de Cariacica, entre os dias 27 e 30 de maio, no Clube de Tiro Vila Velha e envolveu 26 agentes. Já nos dias 21 e 22, as aulas foram ministradas no Curso de Formação de Oficiais do Exército Brasileiro do 38° Batalhão de Infantaria com a participação de 20 alunos na sede do 38º BI. E no dia 13 de maio no Curso de Nivelamento de Força Tática da Polícia Militar com a participação de dois militares.
Dayvidson da Silva é pós-graduando em urgência e emergência; instrutor credenciado pela Polícia Federal, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Academia da Policia Civil do Espírito Santo e Academia de Ensino da Guarda Civil Municipal de Vila Velha, além de possuir especialização em combate a incêndio estrutural pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo e na Europa com o Corpo de Bombeiros Portugueses.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial