30/09/2021 12h48 - Atualizado em 06/10/2021 15h46

Semana Paulo Freire: programação especial para comemorar o centenário do educador nas unidades do Iases

Em comemoração aos 100 anos de nascimento do Patrono da Educação Brasileira, as Unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) realizaram durante uma semana atividades para celebrar o centenário de Paulo Freire. As ações foram propostas e coordenadas pela Diretoria Socioeducativa (DSE).

Os trabalhos tiveram início no último dia 13 e seguiram até a última sexta-feira (24) e foram realizados na Unidade de Internação Provisória I (Unip I), Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), Unidade de Internação Provisória Sul (Unis Sul), Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) e na Casa de Semiliberdade de Vila Velha.

“Fizemos a proposta da semana em homenagem ao Paulo Freire.  As unidades elaboraram as atividades e executaram as ações conjuntamente na mesma semana em que comemoramos o nascimento dele, celebrado no dia 19 de setembro. Tivemos atividades na escola e nas oficinas das unidades”, explicou a diretora da DSE, Fabiana Malheiros.

Unip I

A programação contou com oficinas de arte, que aconteceram entre os dias 20 e 24 de setembro, nas quais os socioeducandos desenvolveram atividades de desenho e pintura com material reciclável, orientados pelo oficineiro Jurandir da Silva Gusmão.

Já entre os dias 13 e 15 de setembro, foi realizada uma roda de conversas guiada pela subgerente Miriam Barbosa, pela agente socioeducativa Tuany Desabato e pelo oficineiro Paulo Nascimento Debossam. 

Unip Norte

De acordo com a subgerente Socioeducativa da Unip Norte, Lorena Valfré, a metodologia pedagógica de Paulo Freire é uma grande inspiração para os envolvidos na educação. “A Unip Norte desenvolveu diversas ações na escola entre os alunos e professores. Juntos, eles trocam experiências e refletiram sobre a importância desse pedagogo na construção do conhecimento”, disse.

As atividades foram conduzidas em sala de aula pela pedagoga do Iases, Gracielly de Fátima Silva, e pela pedagoga da Secretaria da Educação (Sedu), Luana Alvarenga Rezende. “Na ocasião, foram feitas rodas de conversas, além de apresentação da biografia do filósofo, suas frases e reflexões sobre a vida e o trabalho de Paulo Freire, tudo isso com apoio dos professores”, afirmou Lorena Valfré.

Unip Sul

A Unip Sul realizou diversos trabalhos sobre a história, pensamentos e vida de Paulo Freire e, como fechamento das atividades, foi feito um Seminário Pedagógico conduzido pelo psicólogo Matheus Rodrigues e pela assistente social Eliene Souza.

“Na programação havia uma apresentação teatral, uma apresentação de um rap feito pelos socioeducandos e leitura de textos do pensador”, pontuou o agente socioeducativo Ivan Batista.

Unis

Já na Unis, a comemoração ao centenário foi realizada com apresentação da história de vida do educador e seus ideais para o mundo. Foi exibido um breve vídeo, além de leitura e exposição das principais frases do educador, também houve a apresentação de uma peça de teatro com o fantoche do filósofo e a exposição de um desenho de Paulo Freire criado na aula de Arte. A obra está exposta no auditório do Espaço Pedagógico do Conjunto Socioeducativo.

Casa de Semiliberdade de Vila Velha

Na Casa de Semiliberdade de Vila Velha, foram realizados vários momentos de reflexão sobre o tema entre eles uma Roda de Conversa na praia, contando a história da vida e dos feitos de Paulo Freire e os impactos e a importância que o educador teve na educação brasileira. “Para além da alfabetização pura e simples, Paulo Freire utilizava o momento com os alunos para refletir seu lugar no mundo e a importância de compreender que eles são sujeitos de direito e donos da própria história”, frisou a assistente social Renata da Costa Santos.

Também foi realizado um momento de reflexão entre os socioeducandos com os livros “Pedagogia da Autonomia” e “Pedagogia da Esperança”, escritos por Paulo Freire. “Os adolescentes puderam refletir sobre o assunto e logo após realizar um momento artístico com confecção de cartazes com recortes de revista”, contou a assistente social.

Quem foi Paulo Freire?

Paulo Reglus Neves Freire foi um educador e filósofo brasileiro. Nasceu em Pernambuco, Recife, no dia 19 de setembro de 1921, e faleceu em 02 de maio de 1997, em São Paulo.

Formado na Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Paulo Freire é considerado o Patrono da Educação Brasileira e um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Além disso, é o brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa pelo mundo. Ao todo, foi homenageado em pelo menos 35 universidades brasileiras e estrangeiras. 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard