Na manhã desta terça-feira (06), a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) promoveu uma mesa de debates sobre o tema “Socioeducação e Justiça Criminal”, no auditório do Palácio Fonte Grande, no Centro de Vitória. O evento foi voltado para os servidores do Instituto Socioeducativo do Espírito Santos (Iases) e da SEDH.
Na abertura, o secretário da SEDH, Julio Pompeu, falou sobre a importância de unir forças, das iniciativas públicas e privadas e da sociedade civil, com foco numa mudança de atitude em relação à socioeducação. Para o secretário, os esforços devem ser direcionados para o antes da internação, especialmente, a fim de que este seja o último recurso para lidar com esses jovens e não o primeiro.
“O Iases, sozinho, não resolve todos os problemas. A socieducação é um momento na vida do jovem. Porém, existe o antes e o depois. O programa Ocupação Social é um exemplo de mapeamento de oportunidades para cuidar deste antes e do depois e se concentra nas áreas mais vulneráveis, as áreas mais difíceis, que são os principais locais de origem dos jovens que estão no sistema”, enfatizou.
Também participaram da mesa o doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Amílcar Freitas, e a diretora-presidente do Iases, Alcione Potratz.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh)
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br / seae.comunicacao@gmail.com
Tels.: (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
Facebook: DireitosHumanosES | OcupacaoSocialES