23/05/2018 14h23 - Atualizado em 23/05/2018 14h25

Semana da Matemática é comemorada na Unip Sul

Os professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que ministram a disciplina de Matemática na Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, promoveram este mês a “Semana da Matemática”. A data foi escolhida por conta do Dia Nacional da Matemática, celebrado em 06 de maio, que homenageia Malba Tahan, notório matemático, escritor e educador brasileiro.

Apesar de ser intitulado “Semana da Matemática”, o projeto teve duração de duas semanas e, por meio de jogos e debates, buscou reforçar a importância da Matemática na vida cotidiana. Em uma competição composta de quatro jogos, foram eleitos um campeão de cada turma para que estes disputassem entre si. Aconteceram partidas de dominó, bingo matemático, quebra-cabeça geométrico e o jogo baseado na colocação lógica de números chamado sudoku. Cada vencedor recebeu como premiação uma caneca recheada com guloseimas.

Para encerrar o projeto, foi convidado o primeiro campeão mundial de parajiu-jitsu, o paratleta de Guarapari Elilson Piedade Pereira, conhecido como Xonado Piedade, que ministrou uma palestra motivacional para os socioeducandos que teve como mote a sua história de vida e de superação.

Hoje, Elilson tem 29 anos. Há nove ele sofreu o acidente de moto que o fez perder parte da perna esquerda. Na época, o atleta já fazia Jiu-Jitsu há um ano e adaptou a prática do esporte com sua nova realidade. Com seu desempenho cada vez melhor, ganhou campeonatos em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com isso, ele conseguiu patrocínio e participou do mundial em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes.

“Antes do acidente eu já tinha ganhado alguns campeonatos, como Copa Pepê, Copa Cachoeiro e Copa Alegre. Eu estava treinando para o brasileiro e ouvir que eu tinha que amputar a perna por conta de uma infecção foi como se eu perdesse o chão. A vida de deficiente físico não é fácil. Eu perdi o emprego e até hoje não consigo um trabalho fixo, vivo de bicos. Tive que reaprender tudo, a dirigir, a pilotar moto e até a andar com a prótese. Também adaptei a minha luta no jiu-jitsu”, disse.

Os socieducandos gostaram a palestra.  “Foi muito produtivo a semana da matemática, pois a matemática está em tudo em nossa vida. Depois de assistir a palestra, a gente fica na certeza de que não podemos desistir, por mais que a vida esteja difícil”, disse H. L. A. de 17 anos, que cumpre medida na Unip Sul.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br

Tópicos:
Sedu, Unip Sul
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard