18/05/2018 10h24

Secti e Iases: mais de mil capacitações foram realizadas no último ano

Inclusão, novas habilidades, diferentes possibilidades e a representação de um futuro melhor. Este é o resultado da articulação entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), que comemoram a oferta de 1.025 oportunidades de formação profissional para adolescentes e jovens privados de liberdade em 2017.

A meta estabelecida no ato de assinatura da Portaria Conjunta, que normatizou a parceria, era de oferecer até mil vagas. Mas, o esforço conjunto entre as secretarias e o Instituto possibilitou que, além de alcançar o que já estava planejado, outras 25 formações fossem possíveis.

“Sem dúvida, essa é uma parceria de sucesso que queremos expandir em 2018, pois, desta forma, os adolescentes terão a oportunidade de se reabilitar com o ganho de conhecimento, educação e uma nova profissão. Eles sairão do Instituto preparados para retornarem à sociedade com uma qualificação de qualidade e prontos para ingressarem no mundo do trabalho e gerarem renda para suas famílias”, destacou a secretária da Secti, Camila Dalla Brandão.

No total, foram ofertados quatro ciclos, compostos de 68 turmas de 13 cursos diferentes, em seis unidades do Iases: Unidade de Internação (Unis), Unidade de Internação Provisória I (Unip I), Unidade de Internação Provisória II (Unip II), Unidade Feminina de Internação (Ufi), Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) e Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE).

Também foram oferecidos cursos na modalidade Ensino a Distância (EAD) para as unidades socioeducativas das Regionais Norte e Sul do Iases, localizadas em Linhares e Cachoeiro de Itapemirim, respectivamente.

“Quando olho para o eixo da Educação Profissional, vislumbro diferentes pontos de vista: o direito fundamental do adolescente em ter acesso à profissionalização e qualificação profissional; o compromisso institucional do Iases em assegurar esta política; e ainda pensar esse adolescente como pessoa em desenvolvimento”, avalia a diretora-presidente do Iases, Cláudia Faquinote.

Os cursos oferecidos foram Técnicas de Vendas; Almoxarifado; Informática básica: Power Point, Excel; Animação; Rotinas Administrativas; Empreendedorismo: Criando e planejando negócios; Porteiro; Garçom; Noções de Segurança no Trabalho; Introdução ao Empreendedorismo; Autossuficiência Profissional: busca pelo primeiro emprego; Recepcionista de Eventos; e Maquiagem.

“As formações foram escolhidas pelos próprios socioeducandos, levando em conta os seus sonhos e desejos. Ter esta oportunidade, em cumprimento de medida socioeducativa, contribui para que esses jovens construam novas possibilidades, vislumbrando caminhos para que, ao retornar às suas casas, tenham a oportunidade de dar continuidade a um projeto de vida e fazer outras escolhas”, conta a diretora-presidente.

Este ano, a grade de cursos já está em execução e as primeiras turmas já estão formadas. Além das áreas já oferecidas, foram acrescidas as formações em Office boy; Lógica de Programação; Informática Avançada; e Word: contribuindo na alfabetização.

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br