Com o objetivo de desenvolver a formação profissional e a autonomia das socioeducandas, a Unidade de Internação Feminina (Ufi) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) aumentou, a partir da implementação das Oficinas Autossustentáveis, a oferta de serviços do salão da unidade para toda comunidade socioeducativa e os parceiros do Instituto.
Segundo a gerente da unidade, Mayra Barcelos, a ação tem papel fundamental no processo de reintegração social e desenvolvimento pessoal das socioeducandas. “As adolescentes saem daqui com formação em um ofício que pode inseri-las no mercado de trabalho, seja como prestadoras de serviço em estabelecimentos da área ou como profissionais autônomas. Já tivemos o exemplo de uma adolescente da fase conclusiva que se destacou no curso de design de sobrancelhas e, durante as visitas monitoradas nos finais de semana, atendia vizinhas e familiares, juntando dinheiro para quando fosse liberada”, destacou.
Os atendimentos são realizados diariamente pelas adolescentes, sob a supervisão da equipe técnica da unidade. Mayra Barcelos explicou que as socioeducandas da fase conclusiva realizam o atendimento duas vezes na semana, já as da fase intermediária uma vez e as jovens que estão na fase inicial a cada 15 dias. "Além disso, quem está na fase intermediário ou conclusiva tem o benefício de passar no salão todos os dias antes de atividades externas, escola e eventos”, informou a gerente da unidade.
Os serviços ofertados pelo salão são sobrancelha simples, sobrancelha com henna, hidratação, finalização dos cachos, trança boxeadora, trança tiara, trança lateral e topo. Os valores variam entre R$ 15 a R$ 40. Todo o dinheiro arrecado é utilizado para comprar novos insumos e equipamento para o local.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial