20/06/2018 16h16

Representantes do Iases participam do Fonacriad em Sergipe

Na última semana, nos dias 13, 14 e 15, aconteceu, em Sergipe, Aracaju, a segunda edição deste ano do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad). Estiveram no evento atores do sistema socioeducativo de 17 estados brasileiros, entre eles, representantes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

O objetivo do evento foi discutir assuntos que envolvem as diretrizes operacionais e administrativas das medidas socioeducativas no País. Para tal, aconteceram três dias de rodas de diálogos, debates e palestras, como a que abriu o evento, sobre Sistema Socioeducativo à luz dos Direitos Humanos, ministrada pelo juiz do Tribunal de Justiça de Sergipe Haroldo Luiz Rigo da Silva e pela historiadora Josevanda Mendonça Franco.

Do Iases, participaram a diretora-presidente, Cláudia Faquinote, e o assessor da Diretoria Socioeducativa Jerfferson Ferreira e, ainda no primeiro dia, os presentes puderam conferir a mesa “Boas práticas pautadas na Pedagogia da Presença aplicadas no Sistema Socioeducativo Sergipano”. Na parte da tarde, aconteceram visitas técnicas às Unidades Socioeducativas Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) e Nova Unidade.

“É sempre muito salutar para os nossos processos de trabalho participar dos encontros do colegiado do Fórum Nacional de Gestores. É um intercâmbio, uma troca de experiências e saberes que nos fortalece enquanto gestores estaduais”, comentou Cláudia.

O segundo dia teve início com o tema “Análise do Cenário Nacional no Âmbito da Socioeducação e Relato da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Na sequência, a Coordenação Nacional do Sinase assumiu a frente e abordou Normativas de Segurança e Parâmetros Nacionais para a Medida Socioeducativa de Semiliberdade.

Representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também estiveram presentes no evento e fomentaram discussões, assim como representantes do Sistema de Justiça e Ministério Público dos Estados de Paraná e Rio Grande do Norte.

Nesta edição, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia foram convidados a apresentar um dos painéis, relatando suas experiências e processos de trabalho no âmbito da espiritualidade.

“Foi ímpar este momento, porque pudemos compartilhar o que estamos fazendo e também interagir com outros estados que têm avançado na implementação de ações e diretrizes para a assistência religiosa dentro dos programas de atendimento socioeducativo, na perspectiva dos Direitos Humanos e da integridade física, psíquica, a identidade e integridade do adolescente como um todo”, avaliou a presidente. 

Esta foi a segunda edição do Fórum, que acontece quatro vezes por ano e reúne representantes de todo o País.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br

Tópicos:
Fonacriad, Cenam, Conanda, CNJ
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard