09/11/2018 18h41 - Atualizado em 13/11/2018 16h05

Representantes do Iases participam do Fonacriad e do V Encontro Nacional da ENS

Nesta semana, nos dias 06, 07 e 08, integrantes da Presidência do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e da Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop) participaram da 3ª Reunião Técnica do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras das Políticas de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad) e do V Encontro Nacional da Escola de Socioeducação (ENS), em Brasília.

No primeiro dia, a programação foi conjunta e os participantes apresentaram e discutiram ações e diretrizes de medidas socioeducativas do País. Foram realizados diálogos, debates, apresentação de documentários e palestras, que iniciaram com a “Análise do Cenário Nacional no Âmbito da Socioeducação e Relato da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente” e, na sequência, a ”Instalação do Comitê Gestor da ENS".

Presente no Fonacriad, a diretora-presidente do Iases, Cláudia Faquinote, ressaltou a importância da participação no Fórum Nacional de Gestores.“Essa interação com outros estados fortalece e qualifica nossas ações e diretrizes. Sempre trocamos experiências e promovemos estratégias que priorizam a defesa dos direitos e a inclusão social, no âmbito socioeducativo”, disse.

Diversos temas foram debatidos, como a “Atuação do Fonacriad no Fortalecimento e na Defesa do Sistema Socioeducativo: Não à Redução da Maioridade Penal, ao Aumento do Tempo de Internação e à inclusão do Sinase”.

V Encontro Nacional da ENS

O V Encontro Nacional da Escola de Socioeducação (ENS) teve como objetivo fortalecer as estratégias da ENS com os seus Núcleos Estaduais. 

O Iases foi representado pelo subgerente de Formação e Pesquisa (Sufop), Vinnicius Ventura, que compartilhou a experiência do Programa de Formação Inicial e Continuada, voltado aos profissionais que atuam direta ou indiretamente no sistema socioeducativo do Espírito Santo.

Ao final, foram levantadas ações e propostas de fortalecimento da ENS, para o próximo ano.

Encerramento

Na tarde desta quinta-feira (08), após uma avaliação conjunta da reunião do Fonacriad e do V Encontro da ENS, aconteceu o encerramento, com representantes de todo o País.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases

Paula Lima

Tel.: (27) 3636-5484

imprensa@iases.es.gov.br

Tópicos:
Fonacriad, ENS
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard