24/08/2017 14h34 - Atualizado em 24/08/2017 14h35

Representante do Iases participa de evento do Inep em Brasília

A convite do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a subgerente de Escolarização e Espiritualidade (Suesp) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espirito Santo (Iases), Franciele Amaral, esteve em Brasília na última semana para participar do I Encontro Nacional de Aplicação de Exames para Pessoas Privadas de Liberdade. O evento reuniu representantes de unidades prisionais e socioeducativas de várias partes do País.

O Inep é o responsável pela elaboração das provas, publicação do edital e disponibilização do sistema de adesão, inscrição e divulgação dos resultados dos exames do Ministério da Educação (MEC), do Governo Federal. Na ocasião, foi lançada uma cartilha com detalhes e particularidades da aplicação desses exames para pessoas privadas de liberdade.

Os jovens e adolescentes do Iases terão a possibilidade de realizar dois destes exames este ano, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Entendemos esta iniciativa como uma das estratégias capazes de oportunizar alternativas aos nossos socioeducandos para o enfrentamento da redução de sua distorção da idade em relação à série que está cursando”, avaliou a diretora Socioeducativa do Iases, Claudia Faquinotte.

Até esse domingo (27), serão definidos os responsáveis pedagógicos do Iases que vão representar os participantes na inscrição e certificação, além de intermediar a relação com o Inep. Estas pessoas serão as responsáveis por repassar todas as informações necessárias aos participantes.

“O Encceja é uma oportunidade de o jovem se autoavaliar. Além disso, participar dos exames é uma forma de contribuir para a consolidação de instrumentos de avaliação de uma política de educação nacional”, orienta Franciele.

As inscrições dos adolescentes e jovens serão feitas pelos responsáveis pedagógicos indicados por cada Unidade Socioeducativa de segunda-feira (28) a 8 de setembro. Para participar é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade para quem busca a certificação do Ensino Fundamental e 18 anos para quem busca a certificação do Ensino Médio.

As provas do Encceja serão realizadas dias 24 e 25 de outubro, divididas em quatro exames objetivos, por nível de ensino, e uma redação.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases

Marina Frossard

Tel: (27) 3636-5484

marina.frossard@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard