09/03/2022 16h04 - Atualizado em 10/03/2022 16h40

Quinze vagas reservadas para servidores do Iases concorrerem em curso de pós-graduação gratuito na UniversidadES

Arquivo Iases

Os servidores do Instituto de Atendimento Socieducativo do Espírito Santo (Iases) que desejam fazer o curso de pós-graduação lato sensu em Educação em Direitos Humanos a hora é agora! Estão abertas as inscrições para o preenchimento de 15 vagas reservadas aos servidores do Iases e ofertadas pelo Sistema Universidade do Espírito Santo, a UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides).

De acordo com o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, a reserva de vagas prevista para servidores do Iases, é uma ação do Governo do Estado em prol da valorização daqueles servidores.

“A capacitação, a formação e a especialização do servidor é de extrema importância para a valorização do profissional e a consequente melhoria da qualidade dos serviços prestados aos capixabas. O governador Renato Casagrande tem se empenhado em colocar em prática políticas que valorizem o cidadão e que proporcionem melhores condições de trabalho para as pessoas que atuam no serviço público estadual. E isso se torna ainda mais possível com as vagas abertas pelo Sistema UniversidadES. Queremos avançar mais!”, disse Hoffmann.

As vagas são destinadas para todos os cargos que compõem o quadro do Instituto. A oferta é conduzida pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e, ao todo, são ofertadas 280 vagas. As inscrições para a seleção seguem abertas até o dia 28 de março, diretamente pelo link: https://sead.ufes.br/editais/004-2022/ (Edital Nº 004/2022).

O diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho, destacou a política de valorização do servidor e agradeceu o apoio da Ufes e a parceria incondicional da Sectides, desde 2019. "Essas 15 vagas disponibilizadas pela Ufes é mais um resultado do intenso trabalho de valorização dos nossos servidores. Temos certeza de que a qualificação dos nossos profissionais é um dos caminhos para executarmos uma socioeducação de excelência, como temos feito. Excelente estudo a todos", acrescentou.

O gerente técnico do Iases, Rômulo Telles, ressaltou que a integração entre Sectides e a Ufes demonstra o afinco do Instituto na busca de parcerias com expertise de excelência para qualificar a execução da Política de Socioeducação no Estado. “O diálogo entre os parceiros é contínuo para proporcionar a ampla oferta de formações com temáticas transversais ao atendimento socioeducativo, primordiais para garantir que este seja balizado na defesa das garantias legais, especialmente dos Direitos Humanos”, pontuou.

Curso

A ações serão integradas com a Universidade Aberta Capixaba (UnAC). O curso tem carga horária de 375 horas e vai funcionar em formato híbrido, por meio do Ensino a Distância (EaD) e da utilização dos polos de apoio presenciais. No caso dos servidores do Iases, os polos são em Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – polo de Vila Velha.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: a primeira, com uma prova objetiva, a ser aplicada no dia 02 de abril; e, a segunda, por meio da prova de títulos. Podem participar pessoas com diploma de curso superior em Ciências Sociais Aplicadas: Direito, Comunicação e Serviço Social; Ciências Humanas: Educação, Ciências Sociais, Filosofia, História, Sociologia, Antropologia, Psicologia; Ensino; e Ciências Militares.

UniversidadES

O Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), foi instituído pelo Decreto Nº 5.009-R, de 11 de novembro de 2021. O sistema reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação. Os cursos são nas áreas STEAM – do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) – motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

Além da estruturação de um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com a oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Estado do Espírito Santo, a UniversidadES traz ainda novas vagas de graduação e pós-graduação para os capixabas, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

O programa visa ainda a gerar oportunidades de emprego e renda para os capixabas, por meio de três eixos: a oferta de Ensino Superior de graduação e pós-graduação; oferta de Ensino Técnico, profissional, educação financeira e empreendedora; e o investimento em pesquisa, extensão e inovação. O Sistema UniversidadES foi desenhado de modo a colaborar e dar suporte na estratégia de cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (em especial as metas número 6, 11, 12, 13 e 16).

Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis