16/09/2016 18h07 - Atualizado em 21/09/2016 14h22

Psicossocial do Iases realiza Semana de Combate ao Estresse

O Serviço de Atendimento Psicossocial do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), realizará a “I Semana de Combate ao Estresse”, que prevê ações de bem-estar a servidores que atuam nas unidades metropolitanas do órgão. As programações terão início nesta segunda, dia 19, e seguem até a próxima sexta, dia 23, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Estresse.

A ação contará com a participação de alunos do curso de Enfermagem da Ufes e das professoras da graduação Kallen Dettmann e Karla de Melo Batista; da fisioterapeuta Laura Assef; e das servidoras do Iases Rafaela Fuentes e Ana Claúdia Borgo, da área de assistência social, e Nívea Daltoé, da área de psicologia.

“O evento é importante por ter uma temática que afeta diretamente a qualidade de vida do servidor. Aprender a identificar e lidar com as situações de estresse é fundamental para traçar estratégias de enfrentamento e cuidado”, disse Rafaela.

A programação tem início na Casa de Semiliberdade de Vila Velha, com uma exposição dialogada sobre estresse. No dia seguinte, o Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase) irá receber orientação postural e ginástica laboral com a fisioterapeuta do projeto.

Na quarta-feira, servidores da Casa de Semiliberdade da Serra também serão contemplados com a exposição dialogada sobre o estresse. No mesmo dia, servidores do escritório central do Iases podem participar da oficina de Biodanza.

“O estresse tem relação direta com a qualidade de vida do trabalhador e promover ações como esta é fundamental para alertar, conscientizar e sensibilizar os servidores sobre esse assunto”, disse Nívea.

Na quinta-feira, dia 22, as atividades serão no conjunto de Cariacica e no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE). No local, a professora Karla de Melo irá ministrar a palestra "A prática do relaxamento para o enfrentamento do estresse", seguido por uma oficina de relaxamento progressivo".

Ainda no dia 22, os servidores do CSE participarão de uma roda de conversa com a professora Kallen Dettmann com os temas saúde mental, estresse e depressão. O último dia, sexta-feira, vai acontecer uma integração com a temática "Estresse no Trabalho" na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro).

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br