05/08/2025 14h42

Projeto “Quebra-cabeça das Profissões” amplia horizontes de socioeducandos da Unis Norte

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na Unidade de Internação Norte (Unis Norte), em Linhares, participaram, nos dias 29 e 30 de julho, do projeto “Quebra-cabeça das Profissões”. A ação é promovida pelo Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e integra o conjunto de estratégias voltadas à preparação dos socioeducandos para o desligamento das medidas.

Com foco na inserção no mundo do trabalho, o projeto apresentou um panorama do mercado profissional do município, com ênfase em áreas técnicas em expansão. Nos encontros, os adolescentes tiveram acesso a informações sobre diferentes ocupações, atribuições, competências exigidas, faixas salariais e possibilidades de qualificação, com base na demanda identificada em Linhares e na oferta local de cursos técnicos.

Para a chefe do Nuae, Caroline Baptisti Silva Tomaz, a atividade amplia o repertório de escolhas dos socioeducandos no momento em que se aproximam da retomada da vida em liberdade. “Foram exploradas profissões ligadas à indústria, tecnologia, logística, construção civil, eletrotécnica, mecânica, entre outras. A proposta é fazer com que eles visualizem múltiplas possibilidades e compreendam os caminhos de formação necessários para acessá-las”, explicou.

Como desdobramento do projeto, está prevista uma visita técnica à Unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Linhares, parceiro da iniciativa. A atividade permitirá que os socioeducandos conheçam de perto o ambiente de formação profissional e suas possibilidades.

A pedagoga socioeducativa da Unis Norte, Vera Lucia Carvalho Nogueira, também participou do projeto e destacou a importância do tema “Profissões” como forma de incentivo à construção de novos projetos de vida. “Poder contribuir para o processo de reflexão desses jovens sobre suas escolhas profissionais e possibilidades de reintegração social é, sem dúvida, uma experiência enriquecedora e transformadora”, afirmou.

O “Quebra-cabeça das Profissões” dá continuidade às ações de orientação profissional e vocacional desenvolvidas pelo Iases e reforça o compromisso institucional com a qualificação do processo de desligamento socioeducativo.

 

Texto: Rafaela Salvador  

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação do Iases 
Fernanda Pontes  

(27) 3636-5484  
imprensa@iases.es.gov.br 

Instagram: @iasesoficial 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard