01/12/2023 16h12 - Atualizado em 07/12/2023 17h36

Projeto Narrativas Periféricas entrega gibitecas das unidades socioeducativas

Dezembro começa com novidade nas unidades socioeducativas do Espírito Santo. Na terça-feira (5) serão entregues as gibitecas que foram montadas em cada uma delas pelo Projeto Narrativas Periféricas, realizado pela Ciclo Escola. A cerimônia de entrega será às 14h, na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), em Xuri, Vila Velha para convidados.

Entre as presenças confirmadas estão a presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), Galdene dos Santos; o assessor do senador Fabiano Contarato (PT), Alexandre Lemos; a subsecretária Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, Maria Thereza Bosi de Magalhães; as gerentes estaduais de Fomento e Incentivo à Cultura, Maria Emília Vasconcellos e Lorena dos Santos Souza; a diretora socioeducativa do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Frantieska Azevedo Monteiro; e as militantes do Movimento Desencarcera, Ariane Aparecida Silva Ferreira e Ana Nery Mariano do Nascimento Matheus.

A iniciativa conta com recursos captados por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), patrocínio da Transportadora Associada de Gás – TAG, apoio do IASES – Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo e da Secretaria de Cultura de Vitória. Serão três gibitecas na Unidade de Internação Provisória I (UNIP I), em Cariacica, pois os jovens não transitam entre as moradias, sendo necessário atender cada moradia.

As demais ganharão uma gibiteca. São elas: Unidade de Internação Provisória II (UNIP II), Unidade Feminina de Atendimento Inicial, Internação Provisória e Internação (UFI), Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) e Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica; Unidade de Internação Socioeducativa Norte (Unis) e Unidade de Internação Provisória Norte (Unip), em Linhares; Unidade de Internação Socioeducativa Sul (UNIS) e Unidade de Internação Provisória Sul (UNIP), em Cachoeiro de Itapemirim. Há também duas Casas de Semiliberdade, sendo uma na Serra e a outra em Vila Velha. Nesse último município, tem, ainda, a Unimetro.

A gestora cultural do Narrativas Periféricas, Karlili Trindade, afirma estar feliz com o resultado alcançado. “Para mim é um momento de muita emoção. É um projeto grande, possibilitado pelo trabalho de uma equipe muito parceira, majoritariamente negra e periférica. Percebemos o tamanho da entrega durante o processo e espero que tenha um impacto muito positivo na vida dos socioeducandos. Sou muito grata por muita gente potente ter se empenhado para que isso pudesse acontecer”, diz.

Cada gibiteca conta com painéis em grafite pintados por um time de 12 artistas: Karen Valentin, Starley Bonfim, Luhan Gaba, Fredone, ED Brown, Nico, Fel, Thiago Balbino, Camaleão, Jotta, Rudinho e Menoon. Nas unidades de semiliberdade foram realizadas oficinas de graffiti para criar os painéis. As gibitecas contam, ainda, com um mobiliário com prateleiras para colocar os exemplares, mesa de centro, caixotes, dois puffs, três almofadas e tatame.

O acervo das gibitecas é composto por exemplares doados durante a campanha realizada pelo projeto Narrativas Periféricas na capital, em Cachoeiro de Itapemirim e Linhares; exemplares comprados em sebos, editora e diretamente com autores negros e periféricos. A proposta é que os jovens que cumprem medida socioeducativa, que são um recorte específico da periferia, possam entrar em contato com obras de artistas que também são periféricos, estimulando seu engajamento no universo geek a partir da identificação de seus pares.

 “A ideia é utilizar os quadrinhos, uma literatura popular, para construção de narrativas plurais, incentivando a leitura, escrita e a formação do senso crítico. A proximidade da leitura com a identidade reforça o sentimento de pertencimento. O NarraPerifa se propõe a fortalecer as políticas públicas que garantem direito e acesso à cultura”, acredita Karlili.

Próximos passos

Outra iniciativa importante do projeto envolve a realização de oficinas de quadrinhos nas unidades socioeducativas, a serem ministradas por jovens que tiveram melhor desempenho durante a Formação em Quadrinhos, realizada entre os dias 30 de setembro e 28 de outubro. Dos 30 jovens da Grande Vitória, de Linhares e Cachoeiro de Itapemirim que participaram dessa formação, 13 foram selecionados para multiplicar, entre os socioeducandos, o conhecimento adquirido. Para ministrar as oficinas, que terão carga horária de 12 horas, cada um vai receber uma bolsa no valor de R$ 1.200. Até o final do projeto, será produzida uma coletânea reunindo trabalhos dos alunos da formação e das oficinas, e também uma websérie, a serem lançadas no evento de encerramento, em fevereiro.

Sobre a TAG

A TAG detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás natural do país, com aproximadamente 4.500 km, que atravessam quase 200 municípios de dez estados brasileiros. São 3.700 km na região costeira do Brasil – nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro –, e outros 800 km no Amazonas.

No Espírito Santo, a TAG opera cerca de 540 km de gasodutos com dois pontos de entrada (recebimento de gás natural) e 11 de saída (entrega), além de duas estações de compressão, com volume de gás entregue no estado (média diária) de aproximadamente 2,500 milhões de m³ para abastecer CDL (Distribuidora Local de Gás Canalizado), indústrias em geral e térmicas.

A companhia tem como acionistas a ENGIE, com 65% de participação, empresa líder em energia renovável do país, que atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás natural e soluções energéticas, e a CDPQ, grupo de investimentos global, com 35% de participação.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard