O Governo Federal acaba de colocar em prática um projeto que irá oportunizar acesso a eventos artístico-culturais e esportivos, e também a vagas gratuitas ou com desconto em sistemas de transporte coletivo a adolescentes e jovens pertencentes a famílias de baixa renda, o ID Jovem.
Atento a este benefício, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) apresentou o programa aos seus servidores na última semana em evento realizado em Vitória.
“O ID Jovem trabalha três componentes: o acesso à cultura, aos esportes e à mobilidade. Em especial, em relação à mobilidade, para os jovens que estão cumprindo medida socioeducativa, essa questão é muito importante, pois facilita que eles possam se deslocar gratuitamente, contribui para expandir horizontes e derruba barreiras para que eles possam conhecer um mundo que muitas vezes está restrito ao que eles veem na TV e na Internet”, afirmou o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.
O ID Jovem é a prática do Decreto 8.537/2015 e contempla pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.
O evento realizado no Iases teve o objetivo de informar servidores sobre o tema, para que eles sejam multiplicadores nas unidades e, a partir do compartilhamento de informações com os acautelados, estes possam buscar os benefícios ao terminarem o cumprimento de suas medidas socioeducativas de internação ou internação provisória.
“Hoje damos mais um passo para o Iases ao possibilitarmos que os nossos jovens e suas famílias tenham acesso a benefícios como os oferecidos pelo programa do Governo Federal ID Jovem. Esperamos que os nossos servidores sejam os porta-vozes e multiplicadores dessas informações dentro e fora do Instituto”, disse a diretora-presidente do Iases, Alcione Potratz.
Além do secretário e da diretora-presidente, participaram da formação os diretores de Ações Estratégicas e Socioeducativa do Instituto, Jeremias dos Santos e Cláudia Faquinote, respectivamente, e representantes das unidades de todo o Estado. O curso foi dado pela mobilizadora do ID Jovem Cláudia Serafim.
“O ID Jovem é uma política pública criada para atender ao jovem em diversas instâncias e esperamos que vocês, servidores do Iases, possam aprender e passar adiante as informações sobre este projeto tão importante para nós, jovens”, disse a presidente do Conselho Estadual de Juventude do Espírito Santo (Cejuve), Karen Valentim.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27) 3636-5484
marina.frossard@iases.es.gov.br