21/09/2016 15h26 - Atualizado em 21/09/2016 17h47

Projeto de saúde envolve unidades do Iases

Por meio de uma parceria entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e a Coordenação Estadual Sobre Drogas (Cesd) – ligada à Vice-governadoria do Estado –, adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa passaram a contar com ações do Programa de Valorização à Vida (Proviv), que oferece atendimento em áreas como saúde, assistência social, esporte e lazer.

Como ponto de partida, adolescentes da Unidade de Internação Feminina (Ufi) e da Unidade de Internação (Unis) participam de grupos de capoeira desde o início de agosto, com encontros semanais. Além disso, estão sendo realizados atendimentos de saúde também, com 39 internos atendidos já no primeiro encontro.

O Proviv faz parte de um sistema integrado ao dependente químico, com articulação do Sistema Único de Saúde (SUS), com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e também pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Dessas articulações são realizados encaminhamentos para clínicas de desintoxicação e comunidades terapêuticas.

Nas unidades do Iases, às terças, um clínico geral e um psiquiatra realizam consultas; às quartas, é a vez de um psicólogo e um assistente social; e às quintas, o professor de Educação Física realiza atividades esportivas com os socioeducandos.

 “Queremos desenvolver um trabalho qualificado no que se refere à prevenção e às possibilidades de tratamento para dependência química, visto que parte dos adolescentes e jovens acolhidos fizeram uso de substâncias psicoativas”, relatou a psicóloga do Iases Bianca Vitória.

As ações do Proviv preveem auxílio a dependentes químicos que procuram o serviço voluntariamente. Nessa parceria com o Iases, foi realizada uma adaptação da proposta do programa para atender às demandas e perfil dos socioeducandos, considerando os fatores de privação de liberdade e faixa etária. A Unis e Ufi recebem o atendimento deste projeto piloto por três meses e, ao final, será realizada uma avaliação da experiência e a possibilidade de continuidade em outras unidades do Iases.

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases

Marina Frossard

Tel: (27) 3636-5484

marina.frossard@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard