Os encontros na modalidade virtual permitem dar continuidade ao projeto de implantação da Justiça Restaurativa no Iases.
Para dar continuidade à implantação das práticas restaurativas no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os servidores estão participando dos encontros por videoconferência.
O projeto de Justiça Restaurativa tem como objetivo capacitar os servidores do Iases, tornando-os facilitadores para atuar na promoção da cultura da paz na socioeducação. A ação é fruto da parceria entre o Iases e o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES).
Os encontros, orientados pela técnica “Círculo de Diálogo de Construção de Paz”, foram adaptados para a modalidade on-line desde o dia 28 de março, como medida de prevenção ao contágio do vírus. Esta é a primeira edição do projeto realizada virtualmente.
Ao todo, 24 servidores já participaram dos encontros, que tem como tema central o acolhimento e a cumplicidade em tempos de pandemia. A metodologia da Justiça Restaurativa na modalidade virtual foi estruturada com a orientação da Juíza e Coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), Patrícia Neves, e conforme o Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Iases e o TJES, em 2018.
A psicóloga e servidora do Iases, Inayha Dalvi, facilitadora e instrutora dos Círculos de Diálogo no sistema socioeducativo, destacou a importância da temática para toda a comunidade socioeducativa. “Trabalhar o acolhimento com os profissionais é uma forma de estimular as práticas colaborativas e fortalecer os vínculos interpessoais entre os membros de uma equipe, além de ser uma forma de ofertar acolhimento e afeto em tempos de incertezas”, destacou.
Dalvi frisou que a parceria entre o Iases e o TJES também inclui profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), que compõem a rede de Agentes da Paz no Estado.
Para a subgerente de saúde do Iases, Graziele Rodrigues Duda, o tema é enriquecedor para a promoção da saúde mental dos servidores, principalmente diante do cenário atual. "É uma oportunidade de dialogar fraternalmente sobre os medos, as incertezas e ansiedades que o cenário tem trazido a todos nós nesse momento sensível”, afirmou.
Já participaram dos encontros servidores das unidades de internação da Região Metropolitana da Grande Vitória e de Linhares. O objetivo é alcançar também as unidades do sul e as Unidades de Semiliberdade, bem como os demais setores administrativos do Iases.
O servidor que se interessar em participar dos encontros na modalidade virtual deve sinalizar ao gerente da unidade, para que entre em contato com a subgerência de saúde.
Texto: Matheus Moraes
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br