26/05/2020 15h20 - Atualizado em 27/05/2020 10h51

Projeto de Justiça Restaurativa ganha nova modalidade durante distanciamento social

Os encontros na modalidade virtual permitem dar continuidade ao projeto de implantação da Justiça Restaurativa no Iases.

Para dar continuidade à implantação das práticas restaurativas no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os servidores estão participando dos encontros por videoconferência.

O projeto de Justiça Restaurativa tem como objetivo capacitar os servidores do Iases, tornando-os facilitadores para atuar na promoção da cultura da paz na socioeducação.  A ação é fruto da parceria entre o Iases e o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES).

Os encontros, orientados pela técnica “Círculo de Diálogo de Construção de Paz”, foram adaptados para a modalidade on-line desde o dia 28 de março, como medida de prevenção ao contágio do vírus. Esta é a primeira edição do projeto realizada virtualmente.  

Ao todo, 24 servidores já participaram dos encontros, que tem como tema central o acolhimento e a cumplicidade em tempos de pandemia. A metodologia da Justiça Restaurativa na modalidade virtual foi estruturada com a orientação da Juíza e Coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), Patrícia Neves, e conforme o Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Iases e o TJES, em 2018.

A psicóloga e servidora do Iases, Inayha Dalvi, facilitadora e instrutora dos Círculos de Diálogo no sistema socioeducativo, destacou a importância da temática para toda a comunidade socioeducativa. “Trabalhar o acolhimento com os profissionais é uma forma de estimular as práticas colaborativas e fortalecer os vínculos interpessoais entre os membros de uma equipe, além de ser uma forma de ofertar acolhimento e afeto em tempos de incertezas”, destacou.

Dalvi frisou que a parceria entre o Iases e o TJES também inclui profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), que compõem a rede de Agentes da Paz no Estado.

Para a subgerente de saúde do Iases, Graziele Rodrigues Duda, o tema é enriquecedor para a promoção da saúde mental dos servidores, principalmente diante do cenário atual. "É uma oportunidade de dialogar fraternalmente sobre os medos, as incertezas e ansiedades que o cenário tem trazido a todos nós nesse momento sensível”, afirmou.

Já participaram dos encontros servidores das unidades de internação da Região Metropolitana da Grande Vitória e de Linhares. O objetivo é alcançar também as unidades do sul e as Unidades de Semiliberdade, bem como os demais setores administrativos do Iases.

O servidor que se interessar em participar dos encontros na modalidade virtual deve sinalizar ao gerente da unidade, para que entre em contato com a subgerência de saúde.

Texto: Matheus Moraes

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard