O objetivo das atividades pedagógicas é auxiliar os adolescentes a aprimorar o desenvolvimento cultural e a ampliar conhecimentos.
A Unidade de Internação Provisória I (Unip I), em Cariacica, está realizando uma jornada pedagógica diferenciada para os adolescentes da unidade durante o período de recesso escolar. Na programação, os adolescentes participam de atividades de incentivo à cultura, por meio das oficinas de música; ao esporte, com aulas de vôlei e futsal; e à sustentabilidade, com o cultivo de abelhas sem ferrão.
A jornada teve início no dia 21 de dezembro do ano passado, com a oficina de musicalização, que abordou sobre conhecimento cultural, com a apresentação dos mais variados estilos musicais.
O agente socioeducativo da Unip I, Fabiano Azevedo, destaca que a oferta de atividades pedagógicas na jornada de recesso escolar auxilia na evolução do adolescente durante o cumprimento da medida socioeducativa. “Com a realização das atividades pedagógicas, nós, agentes socioeducativos, temos a oportunidade de aprimorar o desenvolvimento, o conhecimento e o aperfeiçoamento cultural dos socioeducandos, sendo assim, o adolescente tem a oportunidade de uma nova visão ao retornar à comunidade”, disse.
Ao todo, 54 socioeducandos estão participando da jornada de recesso escolar. Além do conhecimento cultural, a programação conta com atividades esportivas que incentivam o espírito de equipe e desenvolvem a coordenação motora, nas modalidades vôlei e futsal.
O projeto ‘Biomel: Abelha Sem Ferrão’, iniciado em 2019, também está tendo continuidade durante o recesso escolar. A ação consiste em um projeto-piloto de uma microempresa de criação de abelhas sem ferrão, desenvolvida com base nos conhecimentos adquiridos durante os cursos profissionalizantes de Empreendedorismo, Rotinas Administrativas e Informática Básica, ofertados aos adolescentes do Iases, ao longo do ano passado.
Durante o recesso, os adolescentes dão continuidade às atividades de cultivo e cuidado com as abelhas e conhecem mais sobre a importância da espécie para o ecossistema e a bioeconomia, sob a orientação dos professores da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e de representantes da Associação dos Meliponicultores do Espírito Santo.
A programação do recesso escolar será encerrada no dia 31 de janeiro e os adolescentes retornam às aulas no dia 04 de fevereiro, conforme calendário escolar da Secretaria da Educação (Sedu).
Texto: Matheus Moraes
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br