16/02/2017 18h00 - Atualizado em 16/02/2017 18h01

Professores da Sedu recebem formação inicial

Professores da Secretaria Estadual de Educação (Sedu) – que irão lecionar nas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) em todo o Estado – participaram de uma formação inicial antes de iniciarem os trabalhos nas unidades socioeducativas. O objetivo foi dar a eles uma base de estrutura e funcionamento do Instituto e um suporte inicial no que diz respeito a regras de segurança e rotina.

O treinamento foi realizado pela Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop) e aconteceu durante dois dias na Grande Vitória, no Palácio da Fonte Grande, e um dia em cada regional do Iases no interior, em Linhares, na Faculdade Pitágoras, e em Cachoeiro de Itapemirim, na Universidade Aberta do Brasil (UAB).

“Espero que os tempos vividos ao longo do ano letivo de 2017 possam proporcionar a vocês ensino e aprendizagem. Serão tempos em que saberes e fazeres se reúnem em torno de uma luta que é de todos. Muito obrigada por terem escolhido o Iases para trabalhar e que possamos ter um ano produtivo e efetivo”, disse a diretora Socioeducativa do Iases, Cláudia Faquinote, ao acolher os professores no início da formação.

Antes, os profissionais iniciavam suas funções sem a completa compreensão do atendimento socioeducativo, regras e normas prescritas no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), incluindo os parâmetros e normas de segurança.

“É importante que as áreas da socioeducação da segurança trabalhem juntas, para proporcionar um ambiente melhor para todos. Espero que possamos atingir os nossos objetivos. Quero desejar um bom encontro, um bom trabalho e um bom ano letivo”, desejou o diretor de Ações Estratégicas do Instituto, Jeremias dos Santos.

Além deles, alguns gerentes e subgerentes de setores e unidades socioeducativas estiveram presentes na formação, que integra o Programa de Formação Inicial e Continuada do Iases e, a partir de agora, ela ocorrerá anualmente, além das formações continuadas previstas para este ano.

“Entendemos que por ser um local diferenciado, os profissionais precisam dessa formação. Isso vai fazer com que eles entrem na unidade sabendo qual é o papel deles e qual é o perfil de aluno que eles vão encontrar ali”, disse a gerente da Unidade de Internação II (Unip II), Márcia Fabiana Ribeiro de Assis.

“É um processo de formação fundamental porque visa o conhecimento como um todo do funcionamento do Iases. Por meio dessa formação será possível adequar o sistema de forma eficiente e qualitativa, promovendo bem-estar e uma educação de maior qualidade”, avaliou a técnica pedagógica da Superintendência Regional de Educação de Cariacica, Liria das Graças Simões.

O diretor da escola Professor Augusto Luciano, de Cariacica Sede, Erico Zotto Le Nunes, também esteve presente: “Essa capacitação foi muito clara e objetiva, abordando principalmente questões envolvendo a segurança e ela é fundamental para que as jornadas aconteçam”, avaliou.

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br