Pela primeira vez, socioeducandos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) vão atuar como representantes na 4ª Conferência Estadual das Juventudes. Para a seleção dos representantes, o Instituto promoveu a 1ª Conferência Temática das Juventudes em suas unidades. A escolha dos jovens foi finalizada nessa terça-feira (10),nas unidades do sul do Estado.
Ao todo, quatro socioeducandos e dois suplentes foram eleitos para atuar como delegados na 4ª Conferência Estadual das Juventudes do Espírito Santo, que ocorrerá no final deste mês. A diretora Socioeducativa do Iases, Frantieska Monteiro, destacou que o objetivo da Conferência realizada pelo Iases é garantir a participação dos socioeducandos no processo de construção de ações coletivas consideradas prioritárias para a juventude, durante o evento estadual.
“É a primeira vez que a Conferência Temática das Juventudes acontece dentro do Iases e isso é um marco histórico para o Instituto, pois representa a inclusão dos jovens em privação de liberdade no debate de políticas públicas voltadas para a juventude. Poder escolher delegados que estão em privação de liberdade para participar da Conferência Estadual de Juventude é uma forma potente de inclusão”, avaliou Frantieska Monteiro.
Na Grande Vitória, a 1ª Conferência Temática da Juventudes foi realizada no último dia 21 de setembro, no auditório do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) com jovens da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), Unidade Feminina de Internação (UFI), Unidade de Internação Provisória I (Unip I), Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) e Casas de Semiliberdade de Serra e Vila Velha e contou com a presença da secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo Cypriano; do diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho; da presidenta do Cejuve, Fabrícia Goetsch Barbosa; da representante do Iases no Cejuve, Talita Dutra Henriques Azevedo; do palestrante e conselheiro do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve) para condução das atividades, Lutz Franthesco Rocha e representantes do Centro Estadual da Juventude (CRJ) de Cariacica. Já no Norte do Estado a Conferência aconteceu na última quinta-feira (05).
“As conferências são importantes instâncias de debates e decisões sobre políticas públicas. Por isso, o Cejuve, seguindo as recomendações nacionais para este ano, vai promover a 4ª Conferência Estadual das Juventudes do Espírito Santo, com o tema ‘Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”’, complementou Frantieska Monteiro, que também é membro do Conselho Estadual da Juventude.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial