29/03/2022 16h58 - Atualizado em 04/05/2022 15h24

Pela primeira vez, alistamento militar de socioeducandos é feito dentro de uma unidade do Iases

De forma pioneira, os socioeducandos que cumprem medida socioeducativa em uma das unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) puderam fazer o alistamento militar dentro da própria unidade. Isso graças a uma ação, realizada na última quinta-feira (24), entre a Subgerência de Liberdade Assistida, Prestação de Serviços à Comunidade e Atendimento ao Egresso (Subate), em parceria com a Junta Militar de Vila Velha, que beneficiou 13 adolescentes da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro).

No mesmo dia, outros 27 adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) estiveram na Junta Militar, localizada no Faça Fácil de Cariacica, para fazerem o alistamento militar.

“O Alistamento Militar dos adolescentes e jovens do Iases é confeccionado de acordo com a demanda, podendo este ser realizado dentro da Unidade de Internação ou na Junta Militar do município até o dia 30 de junho de 2022. Nos três primeiros meses deste ano, 105 adolescentes que cumprem medida socioeducativa em uma das unidades do Iases já fizeram o alistamento militar”, informou a agente socioeducativa que atua na Subate, Lorena Vicentini.

No primeiro trimestre de 2022, 35 adolescentes das unidades do Sul do Estado foram alistados; 18 da Unis e da Unip Norte e outros 12 da Unimetro.

A agente socioeducativa e responsável pelo setor de documentação da Unimetro, Márcia Pratti, explicou que um dos trabalhos desenvolvidos por ela na unidade é providenciar para que todos os adolescentes e jovens que entram na Unimetro, sem ou quase nenhum documento, muitas vezes até os básicos, como Certidão de Nascimento, obtenham seus documentos. “Percebemos no olhar dos socioeducandos que o alistamento militar os leva a um patamar diferenciado, enquanto jovens adultos em condições de exercer a cidadania e ficar em dia com o serviço militar brasileiro. Eles vibraram com o acesso ao Certificado de Alistamento Militar e o que ele representa na vida em sociedade. A realização do alistamento militar traz para eles um sentimento de patriotismo”, afirmou.

O secretário da Junta de Serviço Militar do município de Vila Velha, sargento Terto, lembrou da obrigatoriedade do alistamento militar para os brasileiros maiores de 18 anos e dos benefícios que ele traz. “E qual é a importância desse documento na vida do cidadão? Com ele em mãos, o jovem consegue retirar o seu Título de Eleitor, CPF, emissão de Passaporte, além de poder realizar concursos e admissão em algumas Instituições para fins de trabalho. Assim, essa parceria entre Iases, Exército e Prefeitura Municipal de Vila Velha, vem ao encontro no tocante de promover Políticas Sociais de Inclusão, pois proporcionar a esses jovens, este documento militar, possibilita-os ao seu ingresso no mercado de trabalho, bem como na sociedade”, destacou.

Ainda segundo Lorena Vicentini, para as próximas semanas, está previsto o atendimento de socioeducandos da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis ) e da Unidade de Internação Provisória I (UNIP I), ambas em Cariacica.