O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, em Alegre, em breve também receberá adolescentes em medida socioeducativa do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) para participar de atividades mensais de Educação Ambiental. A ação, que já é desenvolvida no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, desde 2019, faz parte do Programa Trilha Cidadã, desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
“O Programa Trilha Cidadã visa a promover a inclusão social e a qualidade de vida aos visitantes das Unidades de Conservação, pelos benefícios do contato com a natureza, por meio de atividades de trilhas interpretativas. Além do trabalho com os adolescentes do Iases, temos também ações para pessoas com deficiência, transtornos mentais, dependentes químicos e idosos”, explica a servidora do Iema, Karla Fafá.
O objetivo da parceria entre Iema e Iases é trabalhar, por meio da Educação Ambiental, a inclusão social e a qualidade de vida, por meio do contato com natureza também com os socioeducandos do Sul. “A ideia é levar os adolescentes para visitação dos parques gerenciados pelo Iema, para trabalhar a educação ambiental, preservação da natureza, importância da biodiversidade junto aos socioeducandos”, afirmou a diretora socioeducativa do Iases, Fabiana Malheiros.
Na semana passada, os servidores do Iases que atuam na Unidade de Internação Sul (Unip Sul) foram ao Parque da Cachoeira da Fumaça conhecer a Unidade de Conservação, suas trilhas e dependências para, junto com os servidores do Iema, definirem o roteiro de visitação dos adolescentes e como será o trabalho de Educação Ambiental.
“Essa visita é fundamental para conhecer o espaço, a conjuntura pedagógica e analisar as questões de segurança do local. A equipe da Unis Sul saiu muito satisfeita de lá e ansiosa para a primeira visita”, avaliou o subgerente socioeducativo da Unis Sul, Alessandro Mateus.
Para cada visita, será selecionado um grupo de quatro socioeducandos. “Os adolescentes que vão participar do projeto estão na fase conclusiva de cumprimento da medida e também têm autorização judicial para fazer atividade em outro município”, informou Alessandro Mateus.
“Na sexta-feira (30), realizamos uma reunião virtual para alinhar o protocolo de visitação, tanto no planejamento de atividades a serem desenvolvidas quanto nos critérios para atendimento aos adolescentes que visitarão regularmente o parque”, explicou Karla Fafá. A expectativa é que, já a partir de agosto, os socioeducandos comecem a visitar a Unidade de Conservação.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br