03/07/2017 16h31 - Atualizado em 04/07/2017 12h04

Orquestra Sinfônica do ES se apresenta no Iases

Um misto de emoção, alegria e orgulho. Estas foram as sensações de quem acompanhou a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) em sua apresentação no conjunto de unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em Cariacica. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (03) e contou com a presença da diretoria e servidores do Instituto, de secretários de Estado, de demais representantes do poder público e de adolescentes que cumprem medida de internação de três unidades.

“É um prazer ver a casa cheia. Hoje, iniciamos mais um projeto, que é o de trazer a música pra dentro das nossas unidades. Além desta apresentação, nos alegra muito ter, em alguns dias, a primeira aula de música, em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo. É um novo momento para o Iases. Agradeço o empenho de cada servidor e todos os parceiros que fizeram este momento possível”, disse a diretora-presidente do Iases, Alcione Potratz, em sua fala de boas-vindas.

A apresentação feita pela Oses faz parte do projeto “Orquestra nas Ruas” e, sob a regência do maestro Helder Trefzger, foi realizada na quadra da Unidade de Internação Provisória I (Unip I). A proposta desta série é mostrar uma forma divertida e popular de se ouvir música clássica.

“Orquestra é um exemplo de como o trabalho em equipe, reunindo diferentes dons em prol de um único objetivo, cria uma música belíssima. Assim deve ser a nossa vida. Cada um com seu talento próprio, trabalhando em equipe e aprendendo a se relacionar bem com o outro, num espírito colaborativo, também pode fazer a diferença no mundo”, disse o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

O evento contou com a presença do juiz da Terceira Vara da Infância e Juventude de Vitória, Vladson Couto Bittencourt, e da deputada estadual, presidente da Comissão de Assistência Social e membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Eliana Dataldo, que falou aos presentes: “Hoje, integramos aqui o executivo, o legislativo e o judiciário e, por meio dessa integração, é possível minimizar as questões sociais”, disse.

Antes do início da apresentação da Oses, o Coral da ArcelorMittal Tubarão, empresa apoiadora do evento, cantou duas músicas e já entusiasmou a plateia, que aplaudiu calorosamente.

“A nossa ideia era abrir essa temporada da Orquestra aqui no Iases, por isso, este momento nos orgulha muito. O Espírito Santo tem uma das melhores orquestras sinfônicas do Brasil e eu sou muito feliz em poder dirigir a equipe que abriga estes músicos. Este trabalho de integração com a comunidade tem uma importância muito grande para a construção musical do Espírito Santo. É uma honra estar aqui”, falou o secretário de estado da cultura, João Gualberto Vasconcellos.

Ao iniciar a sequência de músicas, o maestro apresentou as famílias de instrumentos de sopro, de cordas e de percussão, mostrando o som que cada um faz. Sob olhares curiosos e atentos, Trefzger fez questão de tocar sucessos consagrados, como sambas-enredo, mas, a música mais aplaudida pelos adolescentes foi “The Raiders March”, popular por ser a trilha sonora do filme Indiana Jones.

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br