14/08/2023 13h24 - Atualizado em 14/08/2023 14h52

Oficina de Grafitagem promove integração entre socioeducandos

A sala do Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae) está de cara nova. E isso graças ao trabalho realizado pelos socioeducandos de cinco unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) durante uma oficina de grafitagem, realizada em parceria com o Centro de Referência da Juventude de São Pedro (CRJ).

A iniciativa faz parte das ações de aproximação e vinculação em atenção ao Programa de Atendimento aos Egressos do Sistema Socioeducativo do Espírito Santo (Paesse) e contou com a presença de adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), Unidade Feminina de Internação (UFI), Casa de Semiliberdade de Vila Velha e Casa de Semiliberdade da Serra.

A servidora e assistente social do Nuae, Esdras Roberta de Jesus Morati Vieira, explicou que a primeira etapa da oficina aconteceu no dia 13 de julho. “Realizamos uma roda de conversa para criar um espaço para reflexão e diálogo sobre as etapas de Aproximação e Vinculação do Paesse”, disse a servidora do Iases que foi acompanhada pela psicóloga Germana Oliveira Ferreira e pelo educador social Frederico Oliveira de Farias, ambos representantes do CRJ de São Pedro, durante a ação.

Na semana seguinte, já no dia 20 de julho, os participantes fizeram a arte de grafitagem na sala, sob a orientação do artista Fred. “A ação buscou facilitar o processo de autonomia e a preparação gradativa para o desligamento institucional dos jovens envolvidos na atividade. Proporcionando uma experiência artístico cultural de forma coletiva, alcançando a grafitagem do espaço, que é do e para o jovem egresso, ressignificando, revitalizando, desenvolvendo ativamente o protagonismo juvenil e vinculando-os às atividades sociais desenvolvidas nos territórios de origem. Portanto, além dos trabalhos visuais impactantes, mas também fortaleceu o senso de pertencimento e colaboração entre os jovens”, concluiu Esdras Roberta de Jesus Morati Vieira.

A ação é fruto da parceria do Iases, por meio do Nuae, e do Projeto JuventudES, por meio do CRJ de São Pedro.