29/01/2024 11h49 - Atualizado em 29/01/2024 12h32

Número de socioeducandos do Iases aprovados no Encceja quase duplica em 2023

Foto ilustrativa

Sessenta e sete jovens que cumprem medida socioeducativa em uma das unidades de Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foram aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL 2023), destinado às pessoas privadas de liberdade e aos jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. Esse número é quase o dobro do resultado alcançado em 2022: 37 aprovados, precisamente, 81% a mais de aprovações.

Dos 67 adolescentes aprovados, 42 conseguiram a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e 25 de conclusão do Ensino Médio. Ao todo, foram aprovados 28 adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa Norte (Unis Norte), 17 da Unidade de Internação Socioeducativa Sul (Unis Sul), 11 da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), sete da Unidade de Internação Provisória I (UNIP I), três da Unidade Feminina de Internação (UFI) e um do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE). 

“A oferta do Encceja PPL nas Unidades é uma ação importante porque é uma oportunidade de corrigir a distorção idade x série e de garantir avanços no processo de formação e desenvolvimento integral dos adolescentes/jovens que cumprem medidas socioeducativas”, afirmou a subgerente socioeducativa de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), Ana Carolina Macal.

Ela explica que os 67 adolescentes com certificação de conclusão do Ensino Fundamental e Médio é uma prova da importância da aplicação do exame nas unidades. “Entre eles, 37 tinham distorção idade x série de dois há cinco anos e agora a distorção está zerada. Os demais conseguiram reduzir até cinco anos de distorção”, revelou Ana Carolina Macal.

Os resultados individuais das provas foram disponibilizados no dia 22 de dezembro do ano passado, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas foram aplicadas nos dias 17 e 18 de outubro de 2023 e 319 adolescentes/jovens foram inscritos. “A aplicação do exame também é uma ação importante para mostrar aos socioeducandos outras oportunidades para conclusão da Educação Básica, acesso ao mercado de trabalho e ao Ensino Superior”, destacou a subgerente socioeducativa da Suesp.

Em 2022, foram inscritos 364 jovens para participar das provas que foram aplicadas nos dias 18 e 19 de outubro de 2022.

Do Exame

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é realizado pelo Inep e destinado aos adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas e não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.

A avaliação é composta por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla resposta, e uma proposta de Redação, obedecendo aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação em vigor para os ensinos Fundamental e Médio.

Para o Ensino Fundamental, foram aplicadas provas das seguintes áreas: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia, além da redação. Já para o Ensino Médio, foram aplicadas provas das áreas de conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação.

A prova foi realizada pelos adolescentes com mínimo de 15 anos completos, que buscam a certificação do Ensino Fundamental; e para os jovens a partir de 18 anos que buscam a certificação do Ensino Médio. A pontuação mínima para passar na prova é de 100 pontos por matéria e 5 pontos na redação. O aluno que alcançar a nota mínima nas provas e redação pode solicitar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

O certificado do Encceja tem o mesmo valor de um diploma de uma escola de Ensino Fundamental ou Ensino Médio, pois reconhece oficialmente que o estudante cumpriu todas as disciplinas do núcleo comum.

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard