Mais 18 servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) passam a integrar a Coordenação de Apoio Especializado (Caesp). Agora, o grupo será composto por 30 agentes socioeducativos e um coordenador. A solenidade de formatura dos novos integrantes foi realizada nessa segunda-feira (28), no auditório do espaço pedagógico das unidades de Cariacica.
Os formandos que passam a fazer parte do grupo especializado do Iases têm como atribuições executar ações preventivas de segurança e intervir em situações de crise nas unidades socioeducativas.
“A Caesp foi criada em 2016. Quando chegamos em 2019, havia apenas cinco componentes. No mesmo ano, ampliamos para 21 e, agora, temos 31. A Caesp cresceu e ultrapassou suas competências. Vocês deram conta do recado e entregaram mais. Hoje, a Caesp participa da doação de sangue, do ES Solidário e tudo mais que forem empenhados e fazem isso com excelência. Temos muito orgulho dessa equipe e do tamanho da capacidade e da qualidade dos serviços oferecidos, sempre com muito diálogo, equilíbrio, paciência e calma para resolver as questões. Sem sombra de dúvidas, estamos nos tornando referência em socioeducação no País”, destacou o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho.
Na ocasião, Fábio Modesto lembrou os desafios enfrentados na época da criação da Coordenação de Apoio Especializado. “Tivemos muita resistência no início. Mas, com cuidado e dedicação, fomos evoluindo até chegar a essa formação. A Caesp nasceu de uma base sólida e isso, aliado à disposição da equipe e à qualidade de ensino, não tinha como dar errado. Prova disso é que até hoje a Caesp não errou. Portanto, a forma de vocês trabalharem nos dá muita segurança e tranquilidade para resolver as resistências e convidar as autoridades a conhecerem as nossas unidades. Nosso planejamento é investir cada vez mais para que vocês continuem a apresentar resultados de excelência”, ressaltou o responsável pelo Iases.
Entre os integrantes da Caesp está o agente França, que há dois anos faz parte do grupo. “Sou um dos mais velhos da equipe e cresci muito desde que passei a fazer parte da Caesp. Aqui, nós temos a oportunidade de crescer muito profissionalmente e de projetar o nome do Instituto para fora dos muros. A maior lição que aprendi foi que, independente do que nós pensamos, estamos aqui para exercer uma função. Pensar assim, me ajudou muito a evoluir”, disse.
O diretor de Ações Estratégica do Iases, Oséias Gerke, aproveitou a ocasião para agradecer o empenho e o trabalho dos integrantes da Caesp. “Hoje é um dia muito especial para nós. Estamos muito orgulhosos de ver esse grupo crescendo e se capacitando cada vez mais. A diretoria do Iases tem se esforçado muito para dar condições para vocês continuarem trabalhando. Por isso, façam o melhor sempre”, acrescentou.
O gerente de Segurança e Proteção à Pessoa do Iases, Idelberth Luigi, também relembrou a evolução na abordagem aos adolescentes. “Fico muito feliz de fazer parte da história da Caesp e contribuir com o crescimento e a maturidade no tratamento aos adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas”, comentou.
Ele ainda enfatizou a responsabilidade que é de trabalhar no grupo. “A Caesp não é só um uniforme bonito, não é ser somente operacional. A Caesp não cria tumulto e sim resolve tumulto. Temos que tornar o lugar melhor do que estava antes da nossa chegada. Aqui, não é lugar para pessoas indisciplinadas. Para carregar nas costas um título, é obrigatório ter responsabilidade e comprometimento com os adolescentes e com o Iases”, expressou.
Também participaram da solenidade o gerente técnico do Iases, Rômulo Telles; a subgerente de formação e pesquisa, Hanelore de Paula; o gerente da Unip I, Alcides Felício, e o gerente administrativo do Iases, Jurandir José da Silva Filho.
Curso
A formação teve carga horária de 80 horas e ocorreu entre os dias 22 de fevereiro e 05 de março deste ano. As aulas teóricas foram realizadas no auditório do Centro Integrado de Atendimento Sócioeducativo (Ciase) e as aulas práticas na sede do Sindipol.
A grade curricular era composta pelas seguintes disciplinas teóricas: Conceito e Doutrina de Grupos Especializados; Gerenciamento de Crise; Comunicação Não Violenta, Ética e Responsabilização Funcional. Já as matérias práticas eram APH Tático, Prática em Segurança Socioeducativa e Táticas e Técnicas de Segurança Especializada.
Caesp
A Coordenação de Apoio Especializado é o grupo de apoio especializado do Iases, ligado à Gerência de Segurança e Proteção à Pessoa (Gesp), responsável por coordenar e executar ações preventivas de segurança e intervir em situações de crise nas unidades socioeducativas. Também é responsável pela elaboração de estudos e indicadores acerca das ocorrências que envolvam a segurança no sistema socioeducativo.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br