06/05/2022 15h44 - Atualizado em 06/05/2022 16h41

Novos computadores passam a equipar os laboratórios de informática das Unidades do Iases

Laboratório Unis Sul

Cento e cinquenta computadores novos estão sendo distribuídos entre as 13 unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), com o objetivo de reequipar os laboratórios de informática utilizados pelos socioeducandos.  As primeiras unidades a receberem os computadores foram as do Sul do Estado. Nessa quinta-feira (05), o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho esteve na Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul) e na Unidade de Internação Sul (Unis Sul) para ver de perto os novos laboratórios.

 

 

Durante a visita, o diretor-presidente conversou com os socioeducandos estavam empolgados com as novas máquinas. “ O nosso objetivo é oferecer para vocês oportunidades que, talvez, vocês nem teriam lá fora. Sabemos que capacidade vocês têm, portanto, aproveitem essa chance de ouro e usem da melhor maneira possível, façam cursos, aprimorem-se, ampliem seus conhecimentos e enriqueçam o currículo de vocês para quando saírem daqui vocês possam ser reinseridos no mercado de trabalho rapidamente”, afirmou.

 

Ao longo desta semana, os equipamentos estão sendo instalados nas unidades do norte do Estado, em Linhares.  O gerente de Tecnologia da Informação do Iases, Alecssander Gomes, destacou que foi elaborado um calendário para organizar a montagem dos laboratórios. “Iniciamos nosso cronograma na semana passada, com a instalação dos computadores nas Unidades do Sul do Estado. Para a Grande Vitória, a previsão é de que os equipamentos sejam montados a partir da segunda quinzena de maio. Cada unidade do Iases terá um laboratório, exceto a Unidade de Internação Metropolitana que contará com dois”, informou.

 

Para a aquisição dos computadores, o valor investido foi de R$ 965.499,00, custeados com recursos provenientes do convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além disso, o Iases também investiu recursos próprios e efetuou a compra de 40 Roteadores Wireless, dispositivos de conectividade à rede sem fio, e de 29 Switch de Acesso, equipamentos que permitem a conexão de microcomputadores e roteadores wireless à rede lógica, totalizando um investimento de R$ 281.691,96.

 

A diretora administrativa-financeira do Iases, Graziela Ortega, salientou que, com esse investimento, o Iases segue cumprindo seu papel institucional na execução do atendimento socioeducativo, disponibilizando aos adolescentes e jovens em privação o acesso às atividades que permitam novas oportunidades na educação e qualificação profissional. “Com os novos equipamentos, poderão ser desenvolvidos inúmeros cursos e atividades profissionalizantes, como informática básica e avançada, programador de computadores, criador de site, cursos de rádio e TV, entre outros”, frisou.

 

Os computadores são equipados com monitor, teclado e mouse USB, memória de 8 GB e capacidade de armazenamento de 256 GB, além de licença para uso do Windows Pro.

 

Texto: Fernanda Pontes

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard