09/09/2020 12h10

Novo Programa Institucional de Internação do Iases é aprovado pelo Criad

O documento estabelece as diretrizes de execução do atendimento socioeducativo de internação e visa a orientar e alinhar os procedimentos nas unidades de internação.

O novo Programa Institucional de Internação do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foi aprovado, na última quarta-feira (02), pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Espírito Santo (Criad). O documento estabelece as diretrizes de execução do atendimento socioeducativo de internação e visa a orientar e alinhar os procedimentos nas unidades de internação.

O Programa Institucional de Internação baliza todo o atendimento ao adolescente que ingressa nas unidades do Iases para cumprimento de medida socioeducativa de internação. A nova versão traz uma atualização das questões operacionais e metodológicas com orientações sobre acolhimento e atendimento nas áreas que compõem a jornada socioeducativa, como alimentação, escolarização, profissionalização, espiritualidade, saúde, esporte, cultura, lazer e segurança. Em cada um destes campos, o programa estabelece uma metodologia de realização.

De acordo com a diretora socioeducativa do Iases, Fabiana Malheiros, o novo programa é resultado de uma construção coletiva, envolvendo a participação do Criad e dos servidores do Iases. “O processo de elaboração contou com a participação de mais de 600 profissionais da socioeducação, das áreas administrativas e operacionais do Iases, além dos novos apontamentos trazidos pelo Criad”, afirmou a diretora. 

Após a publicação do programa, os servidores receberão treinamento e capacitação para que possam se familiarizar às novas orientações.

 

Fases de elaboração

Antes da consolidação do Programa Institucional de Internação, foram realizadas etapas de revisão para que o novo documento fosse elaborado de forma participativa, com o envolvimento de toda a comunidade socioeducativa.

A proposta do novo programa foi apresentada a mais de 600 servidores do Iases em encontros realizados em todas as unidades socioeducativas. Durante a fase de revisão, os servidores envolvidos puderam opinar, apontar sugestões e melhorias.

O processo de construção também inclui a participação e aprovação do Criad. A revisão do Programa Institucional de Internação acontece a cada dois anos.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard