17/11/2025 16h29

Novembro Azul: mês de prevenção contra o Câncer de Próstata

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) aderiu à campanha de Novembro Azul, movimento internacional dedicado à prevenção e à conscientização sobre o câncer de próstata. Criado em 2003, na Austrália, a iniciativa chegou no Brasil em 2011, por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida, e desde então tem ampliado debates sobre saúde masculina.

Segundo estudos do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais frequente entre os brasileiros e o segundo que mais causa mortes nesse grupo. Entre os principais fatores de riscos estão a idade – pessoas acima dos 65 anos representam 75% dos casos da doença -, histórico familiar, etnia e fatores relacionados ao estilo de vida, como obesidade, sedentarismo e alimentação rica em gorduras.  

A doença pode não apresentar sintomas, mas os mais corriqueiros são dificuldade de urinar, sangue na urina, demora em começar e terminar de urinar, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais durante o dia ou à noite. A confirmação do diagnóstico é realizada por meio de biópsia, indicada em caso de alterações no exame de sangue (PSA), ou toque retal, após recomendação de um médico especialista para descartar suspeitas.

Além do acompanhamento médico, um estilo de vida mais saudável contribui para a redução dos riscos, como manter uma alimentação equilibrada, praticas exercícios físicos, evitar o consumo de álcool, não fumar e cuidar do peso corporal.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos realizem exames preventivos, mesmo sem sintomas. Para aqueles com um histórico familiar da doença, o acompanhamento deve começar mais cedo, a partir dos 45 anos. O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de tratamento eficaz e qualidade de vida.

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard