07/11/2019 14h25 - Atualizado em 07/11/2019 14h29

Materiais recicláveis viram peças de artesanato em oficina da Unis Norte

O projeto desperta nos adolescentes diferentes habilidades e abre novas possibilidades de geração de renda para o futuro.

Adolescentes da Unidade de Internação Norte (Unis Norte), em Linhares, estão transformando materiais recicláveis em objetos decorativos. O trabalho acontece nas oficinas de artesanato, que já são realizadas há três meses na unidade. Os socioeducandos desenvolvem a criatividade, a concentração, descobrem habilidades e conquistam novas oportunidades de renda para o futuro.

As oficinas são ministradas todas as sextas-feiras, no espaço da Unis Norte, pela artesã voluntária Vanuza Rodrigues, que orienta os adolescentes na confecção de vasos e objetos decorativos, como bandejas e filtro dos sonhos. Durante as aulas, são utilizadas como matéria-prima caixas de papelão e de leite, papéis, bexigas, entre outros.

Além da artesã, agentes socioeducativos e a equipe técnica da unidade auxiliam na produção. Os objetos confeccionados são destinados à ornamentação do ambiente administrativo e dos espaços pedagógico e de integração da unidade.

De acordo com o agente socioeducativo José Sivanildo da Silva, o projeto vai além da simples criação de artesanatos. “A oficina tem funcionado como um momento de descobertas, durante a criação das peças, os adolescentes se envolvem tanto no processo que acabam descobrindo habilidades que nunca imaginavam”, disse.

O agente também destacou que além de confeccionarem, os adolescentes sugerem a criação de novas peças. “Um deles, por exemplo, sugeriu a produção de um carrinho de papelão”, disse. As próximas oficinas serão dedicadas à produção de adornos natalinos.

Texto: Matheus Moraes

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard