23/03/2021 17h48 - Atualizado em 23/03/2021 18h21

Mais sete unidades do Iases recebem materiais pedagógicos, esportivos e equipamentos

Finalizando as entregas, mais sete unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) receberam os materiais pedagógicos, esportivos e equipamentos custeados pelo Governo do Estado. Nessa segunda-feira (22), foi a vez das Casas de Semiliberdade de Vila Velha e da Serra.

Já na última sexta-feira (19), mais cinco unidades receberam: a Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), as Unidades de Internação Provisória I e II, a Unidade Feminina de Internação (UFI) e o Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), essas localizadas em Cariacica.

O investimento total foi de R$ 2.036.720,31, em recursos do Governo do Estado destinados ao Instituto, e faz parte de um pacote de medidas para reequipar as unidades. “Para este ano, existe a previsão de compra de mais de R$ 1 milhão em equipamentos”, adiantou o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto de Amorim Filho.

Foi muito bom receber cada item. Agora é organizar tudo no seu devido lugar! A Unis agradece todo empenho de cada diretoria em cada conquista diária que o Iases tem progredido, pois sabemos que só em conjunto teremos chances de avançar”, afirmou a responsável pela unidade, Caroline Amado Barcelos Cruz.

Do valor total, R$ 934.825,69 foram investidos nas aquisições de 80 TVs Smart 55”, que serão usadas nas salas de aula. Também foram adquiridos materiais esportivos, como bolas de diversas modalidades, entre elas: futebol de campo, de areia, voleibol, basquete, handebol masculino, além de chuteiras, luvas de futsal, calças de capoeira, quimonos e faixa de graduação, jogos de uniforme futebol de campo, coletes esportivos, troféus, medalhas, rede de vôlei, kits de frescobol, mesa de ping pong e de pebolin. Também foram adquiridos computadores, aparelhos de ar-condicionado, frigobar, bebedouros industriais, móveis e sistema de proteção de descarga atmosférica.

Assim como nas entregas realizadas na última quinta-feira (18), na Unidade de Internação Sul (Unis Sul), e na Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul), ambas em Cachoeiro de Itapemirim, os materiais foram entregues devidamente higienizados e respeitando todos os protocolos e medidas de enfrentamento ao novo Coronavírus.

Em razão do momento delicado pelo qual estamos passando, nós não pudemos estar presentes para realizar dessas entregas tão importante para o Iases e para as unidades. Esse valor nunca foi investido no Instituto e recebê-lo é gratificante para nós, pois acreditamos que a educação e o esporte são ferramentas importantes para a socioeducação”, destacou o diretor-presidente do Iases.

Para o gerente da Unip I, Alcides Felício da Silva, a chegada desses materiais é um sonho realizado. “Gratidão a todas e todos os envolvidos na construção e execução. Estamos muitos felizes. A jornada socioeducativa será mais qualificada”, disse.

Já os coordenadores da Casas de Semiliberdade de Vila Velha e da Serra, respectivamente, Pedro Henrique Mendes Costalonga, e Mariana Amélia Verly Ramos Rezende, e a gerente da Unip II, Márcia Fabiana Ribeiro de Assis estavam bem satisfeitos com a chegada dos materiais.

Outras entregas

As duas primeiras unidades a receber os materiais foram a de Internação Provisória Norte (Unip Norte) e de Internação Norte (Unis Norte), ambas em Linhares, no último dia 26 de fevereiro. A ação contou com a presença da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, além de integrantes da diretoria do Instituto e servidores.

"A educação transforma as pessoas, sim, transformou a minha vida e vai continuar transformando a vida das pessoas. Então, a equipe do Iases está de parabéns, e eu fiz questão de estar aqui, pessoalmente, porque gosto de olhar para as pessoas, como estou olhando para esses adolescentes que aqui estão, e sentindo que é possível ter uma vida nova”, afirmou a vice-governadora do Estado durante a entrega.

A vice-governadora prosseguiu: “vejo isto aqui como realização do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, no qual o Governo cuida da segurança pública, investimento nos equipamentos de segurança, mas também, investindo no social. Portanto, cuidar das nossas crianças, cuidar dos nossos jovens, é oferecer igualdade de oportunidades, e isso faz toda a diferença para o futuro de vocês e eu espero que seja um futuro próximo e brilhante”, destacou.

No último dia 06 de março, o governador do Estado, Renato Casagrande, esteve presente na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), em Vila Velha, para a entrega dos materiais para a unidade.

Na última quinta-feira (18), a Unidade de Internação Sul (Unis Sul) e na Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul), ambas em Cachoeiro de Itapemirim, receberam os materiais.