O final do mês de julho marcou as últimas festividades de São João em unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Desta vez, o “arraiá” aconteceu na Unidade de Internação (Unis), em Cariacica, na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), em Vila Velha, e, em Cachoeiro de Itapemirim, na Unidade de Internação Sul (Unis Sul) e na Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul).
Na Unis, não faltaram brincadeiras e comidas típicas. Com o apoio de professores da Secretaria de Educação (Sedu), agentes socioeducativos e pedagogos, a quadra do local ficou repleta de adereços caipiras no último dia 28.
“Os jovens aproveitaram muito este momento. No dia seguinte, os professores receberam um feedback muito positivo nas salas de aula. Os adolescentes eram só elogios”, contou a subgerente da unidade, Rosângela Schmidel do Nascimento.
Na Unimetro, o evento aconteceu no dia seguinte e começou de manhã e só terminou à tarde, com a participação da equipe técnica e administrativa. Pela manhã os jovens dançaram uma coreografia improvisada, brincaram e saborearam os pratos realizados pelos servidores.
Pipoca, caldo de pinto, canjica doce, bolo de chocolate e milho cozido estavam entre os quitutes. Entre as brincadeiras, a que mais teve adeptos foi o correio da amizade, em que os jovens puderam escrever bilhetes para os servidores.
“Achei a festa muito boa. Momentos como estes deveriam acontecer mais vezes, porque ficamos mais alegres e interagimos com todos da unidade”, foi a avaliação do adolescente G.O.D.S., de 17 anos, que cumpre medida socioeducativa no local.
Interior
Na Unip Sul, os adolescentes ganharam uma grande comemoração de São João, com a participação de toda equipe técnica, pedagogos, professores, agentes socioeducativos e gerentes. A festa também aconteceu no último dia 29 e os socioeducandos contaram com brincadeiras, músicas e muita comida típica.
O mesmo aconteceu na Unis Sul, que realizou a festa no último dia 13. Com a presença das famílias dos jovens, aconteceu uma quadrilha, em que os internos dançaram com professoras, pedagogas e agentes.
Além disso, brincadeiras, como dança da cadeira e pescaria, e comidas típicas, como arroz doce, cuscuz, cocada, pé-de-moleque, bolo de fubá, leite queimado e chocolate quente, deram o tom da festa.
“Essa festa, além de inserir os jovens na cultura brasileira, trouxe experiências boas para os adolescentes que sonham em viver momentos positivos”, comentou a subgerente da unidade, Terezina Maria Nascimento.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27) 3636-5484
marina.frossard@iases.es.gov.br