08/10/2021 17h06

Mais de 300 adolescentes do Iases farão prova de Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para privados de liberdade será realizado nos próximos dias 13 e 14 de outubro. Ao todo, 374 adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foram inscritos para a prova.

As avaliações serão aplicadas aos adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas no Iases e que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

A subgerente socioeducativa da Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), Frantieska Monteiro, informa que, no Espírito Santo, o exame será aplicado para todos os adolescentes e jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa no IASES e que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.  “Esta é uma oportunidade ímpar de correção de fluxo, visto que os adolescentes chegam com uma média de 3,6 anos de afastamento. Essa avaliação visa a dar continuidade na formação dos socioeducandos, auxiliando, inclusive, na sua inserção em cursos profissionalizantes e no mundo do trabalho”, explicou.

Foram inscritos 85 adolescentes nas Unidades de Cachoeiro de Itapemirim, 82 da Unidade Socioeducativa do Norte (Unis Norte), 45 alunos do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), 42 alunos da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), 40 alunos da Unidade de Internação Provisória I (Unip I), 36 alunos da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), 34 na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), seis alunas da Unidade Feminina de Internação (Ufi), quatro adolescentes das Casas de Semiliberdade.

“Caso alcancem a pontuação mínima exigida pelo exame, esses adolescentes poderão receber a certificação de conclusão de seus estudos, seja na etapa do Ensino Fundamental ou na etapa do Ensino Médio”, informou a subgerente.

 Encceja para privados de liberdade

O Exame é destinado a pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. Cada unidade prisional e socioeducativa conta com um responsável pedagógico para representar os participantes na inscrição e certificação. Ele é o responsável pela inscrição e por repassar todas as informações necessárias aos participantes.

A prova é nacional e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e destinada aos adolescentes e jovens que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio.

A avaliação é composta por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla resposta, e uma proposta de Redação e obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

A prova será realizada pelos adolescentes com mínimo de 15 anos completos que buscam a certificação do Ensino Fundamental; e para os jovens a partir de 18 anos que buscam a certificação do Ensino Médio. 

 

A pontuação mínima para passar na prova é de 100 pontos por matéria, e 5 pontos na redação. O aluno que alcançar a nota mínima nas provas e redação, pode solicitar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard