19/01/2023 17h54 - Atualizado em 08/02/2023 15h12

Mais de 30 adolescentes do Iases são aprovados no Encceja PPL 2022

Foto ilustrativa

Trinta e sete adolescentes/jovens que cumprem medida socioeducativa em uma das unidades de Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foram aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) PPL 2022 destinado às Pessoas Privadas de Liberdade e aos Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de Liberdade.

São 14 adolescentes nas unidades localizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória, 16 nas unidades da região sul e sete da região norte do Estado. Os resultados foram publicados em dezembro. 

Para a subgerente socioeducativa da Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), Ana Carolina Macal, a oferta do Encceja nas Unidades é uma ação importante para que os socioeducandos possam avançar nos estudos. “ Além da satisfação pessoal e orgulho ao conquistar a certificação de ensino fundamental ou médio, o adolescente/jovem terá a chance de dar continuidade nos estudos na idade correta, ampliando as oportunidades de frequentar cursos técnicos profissionalizantes e de concorrer a melhores vagas no mercado de trabalho”, avaliou.

Ao todo, foram inscritos 364 jovens para participar das provas que foram aplicadas nos dias 18 e 19 de outubro de 2022.

Encceja

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção dos certificados do Ensino Fundamental e Médio.

As provas foram aplicadas nos dias 18 e 19 de outubro de 2022.

A prova é nacional e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e destinada aos adolescentes e jovens que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio.

A avaliação é composta por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla resposta, e uma proposta de Redação e obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 O exame é realizado pelos adolescentes com mínimo de 15 anos completos que buscam a certificação do Ensino Fundamental; e para os jovens a partir de 18 anos que buscam a certificação do Ensino Médio. 

 A pontuação mínima para passar na prova é de 100 pontos por matéria, e 5 pontos na redação. O aluno que alcançar a nota mínima nas provas e redação, pode solicitar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard