07/06/2021 17h52 - Atualizado em 07/06/2021 17h58

Mais de 1,5 mil servidores do Iases recebem primeira dose da vacina contra Covid-19

Em menos de dez dias após o ato simbólico de início da vacinação, os 1.523 servidores que atuam nas 13 unidades e na sede administrativa do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão imunizados contra o novo Coronavírus (Covid-19). O cronograma do Plano de Vacinação, montado pela Subgerência de Saúde (Susa) do Iases, foi concluído na última quarta-feira (02) com a vacinação dos servidores que atuam na sede administrativa, incluindo os diretores do Instituto.

“Encerramos a primeira fase do Plano de Vacinação dos nossos servidores. Ver a alegria e ansiedade deles em receber a primeira dose da vacina nos deixa aliviados e com esperança.  A vacinação era algo muito esperado pelos nossos agentes e técnicos do Instituto que não pararam durante toda a pandemia”, destacou o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho.

O agente socioeducativo Márcio Ferreira de Souza, que atua na Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), em Linhares, agradeceu a oportunidade de receber a primeira dose da vacina. “Agradeço, primeiramente a Deus e, em seguida, a todos que proporcionaram para que essa hora chegasse para nós. Muito obrigado pelos esforços para que nós, os agentes socioeducativos, tivéssemos esse reconhecimento”, disse.

As vacinas foram enviadas pela Secretaria da Saúde (Sesa) para os municípios onde existem as unidades do Iases, respeitando o quantitativo de servidores informados previamente. Para se vacinarem, os servidores tiveram que apresentar documento que comprovasse a vinculação ativa com a unidade.

Plano de Vacinação

A vacinação dos servidores do Iases teve início no último dia 27, de acordo com o Plano de Vacinação, com a imunização dos 307 servidores que atuam nas Unidades de Internação Norte (Unis Norte) e de Internação Provisória Norte (Unip Norte), ambas em Linhares. Em Vitória, a equipe de atendimento inicial do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase) também recebeu a primeira dose.

Já no dia 29 de maio, as equipes que atuam na Casa de Semiliberdade da Serra foram vacinadas. Em seguida, nos dias 31 de maio e 02 de junho, foram imunizados os 261 agentes que atuam nas Unidades de Internação Sul (Unis Sul) e de Internação Provisória Sul (Unip Sul), ambas em Cachoeiro de Itapemirim, e os servidores da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro).

A aplicação da primeira dose nos servidores das unidades de Cariacica também ocorreu entre os dias 31 de maio e 02 de junho. Na Casa de Semiliberdade de Vila Velha, por sua vez, a vacinação foi realizada na última terça-feira (1º).

Durante o ato simbólico ocorrido no último dia 24, os primeiros representantes do Iases foram vacinados. Foram eles: a pedagoga socioeducativa Rosilene Lameira dos Santos, 54 anos, que atua na Casa de Semiliberdade de Vila Velha; e o agente socioeducativo e coordenador da Gerência de Segurança e Proteção à Pessoa (Gesp), Valter Lebarck, 56 anos.

“Saber que fui uma das escolhidas para representar o Iases neste momento tão esperado me enche de orgulho”, revelou Rosilene dos Santos, que recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca.

Valter Lebarck também destacou a importância de poder representar a comunidade socioeducativa. “Eu já esperava que seria vacinado antes do grupo da minha idade, em razão da minha profissão. É um privilégio ser um dos escolhidos para representar a minha categoria”, comentou.