A Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), recebeu, nessa quinta-feira (22), a visita de juízes que integraram o 22º Fórum Nacional da Justiça Juvenil. Eles foram recepcionados pela diretora-presidente em exercício, Cláudia Faquinote, pelo diretor de ações estratégicas, Jeremias dos Santos, e pelo diretor financeiro, Rafael Lovo
“O Espírito Santo é um estado que passou por uma grande crise no sistema socioeducativo e conseguiu superar por meio de uma parceria articulada entre os poderes executivo, legislativo e judiciário”, disse Alexandre Takaschima, integrante do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução das Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A visita teve início com um momento no auditório do Espaço Pedagógico, onde a diretora-presidente em exercício apresentou aos magistrados o Programa Institucional de Internação, organizado em fases de atendimento, conforme orienta o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Os diretores, juntamente com o gerente da Unis, Alcides Felício, apresentaram aos magistrados as dependências da Unidade, as rotinas pedagógicas, explicaram como é desenvolvida a visita monitorada junto às famílias dos adolescentes e como é desenvolvida a assembleia de família, que é realizada mensalmente.
Na ocasião, adolescentes da Unis e da Unidade Feminina de Internação (UFI) tiveram a oportunidade de declamar o Hino Nacional Brasileiro, e também fizeram a apresentação de uma canção composta pelos próprios adolescentes ao ritmo do hip hop.
“A intenção é fortalecermos cada vez mais a luta pela garantia de direitos do adolescente em conflito com a lei, envolvendo toda a questão da socioeducação, da execução das medidas socioeducativas, do próprio ato infracional, das questões em que o adolescente está inserido”, disse Ana Cristina Borba Alves, presidente do Fonajuv e juíza do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
“Havia o interesse dos colegas de outros estados em vir conhecer de perto como está sendo feita a socioeducação no Espírito Santo. Esse é um reconhecimento de que nós estamos melhorando. E essa melhoria é um trabalho conjunto, de todo o Sistema de Justiça, do Governo do Estado e do Ministério Público”, disse Vladson Bittencourt, juiz da 3º Vara de Infância e Juventude de Vitória.
Ao final, cada convidado recebeu um marcador de texto produzido pelos socioeducandos.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Rogineiri Reis
Tel: (27) 3636-5484
rogineiri.reis@iases.es.gov.br / imprensa@iases.es.gov.br