28/06/2018 17h56 - Atualizado em 29/06/2018 16h34

Jovens participantes do 3º Concurso de Redação da DPU recebem certificados

A tarde da última segunda-feira (25) marcou um momento importante para adolescentes e jovens do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases): na ocasião, eles receberam a certificação nominal por terem participado do 3º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU) que, este ano, abordou o tema “Mais Direitos, Menos Grades”. O evento de entrega aconteceu na Unidade de Internação Sul (Unis Sul), em Cachoeiro de Itapemirim.

“É de grande importância que vocês, adolescentes e jovens, estejam discutindo as questões do dia a dia de vocês no cumprimento da medida socioeducativa. Principalmente por se tratar de uma perspectiva crítica e cidadã. Neste concurso, vocês puderam navegar, discutir, dialogar sobre aquilo que vocês pensam”, disse a diretora-presidente do Iases, Cláudia Faquinote, em sua fala de boas-vindas.

O evento foi aberto com o Hino Nacional, entoado por socioeducandos que fazem aulas de musicalização com professores da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e, para fazer a entrega dos certificados, esteve presente a defensora pública federal Karina Rocha Mitleg Bayerl.

"Recuperação, ressocialização, readaptação, reinserção, reeducação social, reabilitação. Sinônimos relacionados ao conjunto de atributos que permitem ao indivíduo tornar-se útil a si mesmo, à sua família e principalmente à sociedade. O processo de ressocialização é um desafio para o Poder Público. A realidade mostra que há muitos problemas no sistema carcerário e no socioeducativo, mas, a despeito destes problemas, acredito que ações conjuntas, em parceria, podem aos poucos modificar esta realidade", disse.

Em todo o país, a disputa contou com 6.607 redações inscritas, sendo 98 de socioeducandos do Iases. Quem ficou com o primeiro lugar no Estado foi o adolescente P. S. M. G. S., de 18 anos, que ganhou um tablet. O segundo e o terceiro lugares foram F. S. S. e J.V.C.Q., que receberam medalhas e certifcados.

“O tema abordado nesse concurso precisa ser abordado aqui, dentro da unidade de internação, e também em todas as escolas, empresas, no serviço público. Falta muito respeito ao direito do próximo, falta empatia. Quando a gente se coloca no lugar do outro, quando a gente respeita o próximo, muitos conflitos e problemas são diminuídos ou deixam de existir. O Ministério Público e, certamente, os demais órgãos ficam orgulhosos de a unidade de Cachoeiro ter sido a com o maior número de inscritos. Isso demonstra o compromisso em busca de melhora, de evolução", disse a promotora de justiça Juliana Ortega Tavares.

O Concurso

O 3º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU) abordou o tema “Mais Direitos, Menos Grades” e foi destinado a alunos do ensino fundamental e médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA); a adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa; a adultos em situação de privação de liberdade, desde que matriculados em escolas da rede pública ou de ensino técnico do País; e pessoas em situação de privação de liberdade em cumprimento de pena no Sistema Penitenciário Federal.

Os socioeducandos concorreram na categoria “Redação III”, em que estiveram alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br