19/07/2017 17h32

Jovens do Iases concluem cursos profissionalizantes

A partir de agora, mais de 200 jovens que cumprem medida de internação na Grande Vitória têm uma nova profissão e poderão gerar renda em suas famílias ao deixarem as unidades socioeducativas. Isso porque acabam de formar 16 turmas de cursos profissionalizantes oferecidos dentro das unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), fruto da parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

“O futuro é a gente quem faz e esta é uma oportunidade. Vocês deram um passo importante para tomar de volta a vida que é de vocês. Fico feliz e espero sinceramente que este seja um entre tantos outros ganhos que vocês terão daqui para frente. Queremos ver uma vida construída por vocês e com o apoio de quem ama vocês”, disse o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu, em uma das solenidades de formatura.

Este é o segundo ciclo de cursos oferecidos apenas este ano e, até o fim de 2017, outras 600 formações devem acontecer. Desta vez, os jovens tiveram a oportunidade de fazer os cursos Rotinas Administrativas, Técnicas de Vendas, Word e Empreendedorismo: criando e planejando negócios.

“É muito gratificante ver esta parceria, a cada formatura é uma emoção. Cada oportunidade que é dada a vocês é muito valiosa e nós temos certeza que elas já estão fazendo a diferença na vida de vocês e ainda farão quando terminar esta essa etapa do processo socioeducativo”, falou aos socioeducandos a diretora-presidente do Iases, Alcione Potratz.

As unidades que receberam os professores da Secti para o segundo ciclo de cursos foram a Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), localizada em Vila Velha, e, em Cariacica, o Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), a Unidade de Internação (Unis), a Unidade de Internação Provisória I (Unip I), a Unidade de Internação Provisória II (Unip II) e a Unidade Feminina de Internação (Ufi).

“Quero agradecer aos alunos que se dispuseram a participar dos cursos, aos professores, e, principalmente, aos gerentes e diretores do Iases e ao secretário de Direitos Humanos, que tiveram esta grande e brilhante inciativa de trazer a Secti para as unidades. A minha palavra é só de agradecimento. Eu traduziria o momento de hoje como um momento de felicidade e realização”, falou o juiz da 3ª Vara da Infância e Juventude de Vitória, Vladson Bittencourt, durante a formatura dos jovens da Unis e da Ufi.

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br