10/05/2017 18h19

Jovens de seis unidades do Iases concluem cursos profissionalizantes

Acabam de nascer os primeiros frutos da parceria firmada entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), que tem por finalidade oferecer cursos profissionalizantes a jovens privados de liberdade na Grande Vitória. Na última semana, aconteceram as formaturas das primeiras capacitações deste ano e, até dezembro, outros 800 cursos devem acontecer.

Neste primeiro momento, foram oferecidos cinco cursos diferentes que resultaram em 15 turmas de Power Point, Introdução ao Empreendedorismo, Empreendedorismo, Técnicas de Vendas e Almoxarifado. Os jovens já estão com seus certificados em mãos.

“Hoje é um dia de grande alegria. Vocês, jovens, entraram nas unidades socioeducativas de uma forma, mas, certamente sairão diferentes daqui. Diariamente, pensamos e planejamos o melhor para vocês, porque, embora seja um momento difícil, queremos fazer com que esta passagem pelo Iases transforme a história de cada um. Nós estamos à disposição para construir novos caminhos e muitas oportunidades e os agradeço por se comprometerem, como o fizeram com os cursos oferecidos”, disse aos jovens a diretora-presidente do Iases, Alcione Potratz, em uma das formaturas.

Participaram destas primeiras capacitações 190 adolescentes e, no total, foram cerca de 550 horas de cursos nas seis unidades da Grande Vitória. O segundo ciclo de cursos já está acontecendo e contempla os cursos de Word, Rotinas Administrativas, Técnicas de Vendas e Empreendedorismo.

“Acredito muito em vocês, no futuro de vocês e é importante que vocês continuem acreditando nos seus sonhos. Hoje vejo o quanto esse projeto é importante, por isso, estamos à disposição para ampliar essa parceria. Quero parabenizar todos que iniciaram e terminaram o curso e agradecer aos nossos professores. Este é o objeto de nós que contribuímos com a vida pública: ter uma sociedade melhor, mais justa e mais humana. Vocês são sementinhas importantes que estão sendo plantadas para gerar frutos. Que possamos nos encontrar lá na frente e ver como os anos foram passando e vocês foram adquirindo ainda mais maturidade”, disse aos adolescentes o secretário da Secti, Vanderson Leite, ao participar de uma das formaturas.

Formaturas

As Unidades Socioeducativas prepararam cerimônias de formaturas para os jovens. Os jovens da Unidade de Internação (Unis), da Unidade Feminina de Internação (Ufi), da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) e do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) se formaram na última sexta-feira (05). Já na Unidade de Internação Provisória I (Unip I) e na Unidade de Internação Provisória II (Unip II), a cerimônia aconteceu no último dia 27.

A primeira a acontecer foi a da Unip I, que reuniu jovens e familiares no Espaço Pedagógico do conjunto de Cariacica. “Para nós, é uma alegria muito grande ver que vocês estão investindo no futuro de vocês, buscando capacitação e novas oportunidades. Isso nos faz ver que todo o nosso empenho valeu a pena”, disse a gerente da unidade, Amanda Campelli.

As aulas e a solenidade da Unis e da Ufi aconteceram juntas. Na Unis, foram 38 adolescentes formados e na Ufi, 10, e foram oferecidos os cursos de Empreendedorismo e Power Point. “Agradeço pela convivência, alegria e compromisso durante o curso e também aos familiares e servidores que estão envolvidos com esse trabalho e, em especial, a vocês, jovens. Que vocês consigam perceber que deram um passo fundamental na vida de vocês”, disse o gerente da Unis, Alcides Felício.

Para a solenidade, meninos e meninas aproveitaram os conceitos aprendidos nas aulas e criaram uma música em ritmo de funk como instrumento de venda do produto escolhido, que, no caso, era pipoca. “Fico feliz e agradecida. Às vezes, surgem dúvidas se vai dar certo ou não, mas nós conseguimos vencer todos os desafios. Temos que investir em nós mesmos, e esses cursos são investimento na vida de vocês”, aconselhou os adolescentes a gerente da Ufi, Brígida Casagrande.

Na Unimetro, foram realizados os cursos de Empreendedorismo, Introdução ao Empreendedorismo e Power Point, com 52 jovens capacitados. Na cerimônia de formatura, a gerente da unidade, Simonia Frederico, se emocionou ao discursar: “Estou emocionada porque é a nossa primeira formatura do ano, mas eu tenho certeza que teremos muitas outras”.

A gerente da Unip II, Márcia de Assis, também discursou no dia em que os jovens acautelados na Unidade formaram: “Os adolescentes que realizaram estes cursos sairão da unidade diferente da forma como entraram, com novas perspectivas, novos horizontes, porque é isso que está sendo plantado”, disse.

A cerimônia de formatura do CSE contou com a presença das defensoras públicas Penha Maria de Sá e Camila Dórea Ferreira e a assistente social e representante do Ministério Público Josélia Santana.

"É sempre um grande momento de felicidade e satisfação a conquista dos certificados de qualificação profissional pelos jovens que estão cumprindo medida socioeducativa.  É o primeiro passo para a construção de uma nova trajetória, novas escolhas e concretas oportunidades", disse o gerente do CSE, Rodrigo Trindade.