Adolescentes que cumprem medida socioeducativa em Linhares, na Unidade de Internação Norte (Unis Norte) e na Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), estão tendo a oportunidade de ganhar novas profissões em cursos oferecidos por profissionais do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Onze jovens que cumprem medida de internação na Unis Norte iniciaram o curso de barbearia e onze jovens do local acabaram de concluir o curso de ilustração, iniciado dia 30 de maio. Além da prática, os socioeducandos também aprenderam sobre empreendedorismo e ética.
“A cada curso realizado na unidade, vejo a importância destes jovens em adquirir experiência e conhecimento. Isso será muito importante para eles fora da unidade”, avaliou a pedagoga da Unis Norte, Rosângela Crence.
Nas aulas práticas, os socioeducandos produziram desenhos e pinturas em telas e, ao final, a unidade preparou um pequeno evento de formatura, com a presença de familiares e apresentação coreográficas do grupo de dança local Play Dance.
“Comecei o curso sem saber se conseguiria concluir, mas como sempre gostei de desenhar e tenho essa habilidade, tive força de vontade e desenvolvi o meu dom”, contou o socioeducando G.C., de 18 anos, que cumpre medida de internação na Unis Norte.
Além disso, no último dia 20, os jovens acautelados na Unip Norte também iniciaram o curso de barbearia e terão o total de 160 horas de aulas, divididas entre teoria e prática com conteúdos como Empreendedorismo e corte de cabelo e barba.
“Este curso teve a finalidade de promover a garantia do direito à profissionalização ao jovem, dando a oportunidade deles se qualificarem e retornarem preparados para o convívio social”, contou Alciano Mantovaneli Amorim, da equipe pedagógica da Unip Norte.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27) 3636-5484
marina.frossard@iases.es.gov.br