03/07/2018 11h08

Jovens da Unis Sul concluem curso de Auxiliar de Topografia do Ifes

No último dia 25, nove adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Sul (Unis Sul), em Cachoeiro de Itapemirim, receberam a certificação por terem concluído o curso de Auxiliar de Topografia, ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus local. A solenidade contou com a participação de representantes do Iases, do Ifes e do Ministério Público.

Familiares dos socioeducandos estiveram na unidade e puderam assistir o Hino Nacional sendo tocado por jovens que cumprem medida socioeducativa na Unis Sul e que fazem aulas de musicalização com professores da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

“Que diversos outros grupos como este, no eixo da educação profissional em parceria com o Ifes, possam surgir. Esta oportunidade significa a garantia de direito e desenvolvimento de habilidades e competências que colaborarão para que vocês, adolescentes e jovens, quando no término de sua medida socioeducativa, possam empreender e acessar oportunidades no mundo do trabalho”, disse a diretora-presidente do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Cláudia Faquinote.

O evento contou com a participação de professores do Ifes, que realizaram a entrega dos certificados aos alunos, assim como do diretor-geral do Instituto, Edson Maciel Peixoto.

“Este foi o terceiro curso que o Ifes faz em parceria com o Iases, e para nós, é muito importante estar aqui. A educação é a mola mestra que faz com que a gente tenha oportunidades na vida. Talvez, muitos de vocês não tiveram essa oportunidade e estão aqui. Espero que vocês não percam este estímulo, continuem estudando. Quando trazemos profissionalização pra vocês, queremos que vocês tenham a oportunidade de exercer uma profissão, que vocês sigam uma vida digna com cidadania, que consigam construir suas famílias e dar carinho para os seus familiares, muitos estão aqui presentes” disse Edson.

Os adolescentes que têm aulas de musicalização também fizeram outras apresentações, direcionados pelo professor da Fames. Foram tocados sucessos consagrados.

“Estamos muito felizes de estarmos aqui, certificando esses alunos, dando uma nova oportunidade de vida. A educação é primordial, não percam de vista o momento de vocês da educação, façam o máximo para continuarem estudando. É preciso que vocês levem a sério essa parceria que o Ifes ofereceu, levem a escolarização a sério. Aproveitem esse momento”, aconselhou a representante da Secretaria Estadual de Educação (Sedu), Ivane Jurri Matielo.

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br