03/07/2018 11h11

Jovens da Unip Norte se apresentam em formatura de Direitos Humanos da Ufes

Em uma oportunidade especial, adolescentes da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), localizada em Linhares, realizaram uma apresentação musical no Auditório Manoel Vereza, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para celebrar o encerramento do curso de Especialização de Educação em Direitos Humanos. Na ocasião, também aconteceu o lançamento do livro “Biopolítica e Educação em Direitos Humanos”, que foi ilustrado com fotos produzidas pelos socioeducandos.

O evento ocorreu no último dia 16 e contou com a presença de servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), como as técnicas Pollyanna Labeta e Ana Lúcia de Lima, que apresentaram pesquisas feitas no âmbito do órgão; profissionais da equipe técnica e agentes socioeducativos da Unip Norte; a gerente da unidade, Rita Cortez; e o gerente da Unidade de Internação Norte, Sérgio Durão.

Os momentos de fala foram destinados aos professores, alunos e organizadores do livro “Biopolítica e Educação em Direitos Humanos”, que puderam partilhar os desafios, conquistas alcançadas e a trajetória até o lançamento do material.

Na oportunidade, o psicólogo da Unip Norte Renato Luchi Marassati apresentou o projeto de fotografia, feito em parceria com os servidores Vagner Simplício e Rosemary Grippa, que resultou na exposição “O olhar sobre a privação de liberdade na ótica dos invisíveis” e que também ilustrou as páginas e a capa do livro.

Após o discurso dos presentes, um grupo de socioeducandos realizou uma apresentação musical fruto de aulas ministradas pelo professor da Faculdade de Musica do Espirito Santo (Fames) Valdeir Santos Vieira.

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br