16/02/2017 10h19

Jovens da Unimetro participam de projetos educativos

Jovens da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram de atividades que objetivam ocupar o tempo ocioso das férias, planejar o ano de 2017 e ofertar treinamento.

Uma das ações é o Projeto Recomeçar, que visa a participação dos adolescentes no processo de construção de atividades e rotinas do ano, criando sentimento de pertencimento a eles.

As atividades foram divididas em grupos com atribuições como recepção dos novos professores e pedagogos, confecções de painéis, organização do espaço pedagógico, revisão dos procedimentos e regras da escolarização, realização dos cartões e mensagens para os visitantes e professores e produção dos convites aos familiares para a apresentação do espaço pedagógico.

Os jovens também fizeram oficinas de música, informática e pipa, tiveram maior vivência na biblioteca para leitura e jogos de tabuleiro e contaram com uma palestra com integrantes da Escola de Marinheiros do Espírito Santo. O objetivo foi esclarecer dúvidas e incentivar os jovens a ingressarem na carreira militar.

Dentro do novo cronograma socioeducativo, o projeto Papo Reto também fez parte das atividades pedagógicas. Por meio da Gerência de Medidas Socioeducativas (GMSE) e da Subgerência de Saúde (SUSA) do Iases, a Associação Gold (Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade) foi convidada a desenvolver trabalhos voltados para a área da saúde.

A Associação Gold é uma entidade sem fins lucrativos que tem o intuito de promover a cidadania. Foram trabalhados com os socioeducandos assuntos como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids, e eles ainda participaram de palestras, oficinas de rap, poesia e grafite. Fizeram parte das ações também exames para verificação de doenças.

“Todo o trabalho realizado dentro da unidade foi muito dinâmico. O retorno dos jovens e familiares foi bastante positivo. As palestras foram boas, assim como as oficinas”, comentou a gerente da unidade, Simonia Medeiros Frederico.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases

Marina Frossard

Tel: (27) 3636-5484

marina.frossard@iases.es.gov.br

 

 

Tópicos:
Unimetro
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard