03/02/2021 12h35 - Atualizado em 03/02/2021 13h09

Jornada de Férias com esporte e cursos na Unis Norte

Tênis, dominó, xadrez, totó, futmesa e campeonato de futsal. Essas foram algumas das atividades oferecidas aos 90 socioeducandos que estão internados na Unidade de Internação (Unis) Norte do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) durante o período de férias escolares.

A Jornada de Férias – uma iniciativa organizada pelas pedagogas da unidade Rosane Petter e Rosangela Crence; pela agente socioeducativa Adriana Caliman e demais agentes socioeducativos plantonistas – no período de 20 até esta quarta-feira (03). 

Além dos jogos, os jovens também participaram de oficinas de artesanato, dança, confecção de pipas e culinária. “Todas essas ações direcionadas proporcionaram aprendizagem, prazer e descontração e, principalmente, a convivência entre os socioeducandos e socioeducadores. Prova disso é que os jovens puderam empinar no céu as pipas que eles mesmos confeccionaram e distribuíram os chup-chup gourmet que eles fabricaram aos adolescentes. Além disso, foram os próprios adolescentes que produziram, nas oficinas de pirografia, os troféus entregues aos 1º, 2º e 3º lugar do campeonato de futsal”, contou Rosane Petter.

O agente socioeducativo responsável pela organização e arbitragem do campeonato, Carlos Henrique Gomes das Virgens,  contou com a ajuda dos adolescentes R. G. L. e E. N. S. durante o campeonato. " O esporte é muito mais do que saúde e bem estar. Esporte é educação”, afirma. O adolescente R.G.L. confirma isso. " Estou aproveitando a oportunidade de auxiliar porque além de me divertir, também aprendo também as regras do esporte", destacou. 

A Jornada de Férias também possibilitou que 44 socioeducandos das fases intermediária e conclusiva tivessem a oportunidade de participar de oficinas oferecidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os temas estavam: Relações Humanas, Empreendedorismo Digital e Profissão do Futuro; Laboratório de Ideias, Determinação Empreendedora – Estabelecimento de meta, visão positiva de futuro, foco, persistência, disciplina e poder do habito e Conectando a Gente – independência, autoconfiança, influência, rede de contatos, inteligência emocional e sucesso. “Essas oficinas e palestras fazem parte da 4ª Oferta nos Cursos Qualificar ES cujos certificados foram entregues na última terça-feira”, afirmou Rosane Petter.

Outras atividades

No último dia 12, 61 adolescentes da fase conclusiva tiveram a oportunidade de conhecer de perto o Projeto AfroZumba-grupo de percussão que atua no município de Nova Venécia. Na ocasião, os socioeducandos assistiram à apresentação “Educando-se e Tocando”, participaram de um workshop e, em meio aos instrumentos musicais, como tambores, tarol, bumbo e surdo, aprenderam as técnicas e habilidades da arte de tocar percussão.

“O projeto tem como objetivo, trabalhar o respeito e o reconhecimento da contribuição do povo negro para o desenvolvimento cultural, a luta por igualdade de direitos e o fim do preconceito racial.  Nossos adolescentes ficaram encantados com a apresentação e logo se identificaram como som que o grupo AfroZumba faz.  Diante dessa identificação instantânea com os instrumentos, nós pretendemos afinar ainda mais essa parceria e promover mais ainda esse intercâmbio para nossos socioeducandos”, disse Rosane Petter.

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard