24/08/2021 12h48 - Atualizado em 14/10/2021 16h43

Jogo da Espiritualidade já faz parte da jornada socioeducativa na Unis Norte

A fim de ensinar sobre a diversidade religiosa de forma leve e criativa, a Unidade de Internação Norte (Unis Norte) inseriu nas suas atividades diárias com os socioeducandos o Jogo da Espiritualidade.  A atividade foi incluída na jornada pedagógica do dia 12 de agosto e foi adaptada ao contexto dos Jogos Olímpicos.

Segundo a criadora do jogo e responsável pela Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), Frantieska Monteiro, a Unis Norte foi a primeira Unidade a inserir o jogo nas suas atividades. “De forma descontraída e divertida, foram trabalhados temas como a mitologia grega, a diversidade e a inclusão, possibilitando um aprendizado sobre pontos turísticos do nosso estado”, afirmou.

Ela conta ainda que todas as unidades do Iases já receberam o treinamento para o uso do Jogo. “A espiritualidade ainda é um tema complexo de ser abordado, mesmo que estejamos a todo o momento cercados por lugares, datas, superstições que sofrem influência religiosa.  Por isso, em maio nós iniciamos o processo de capacitação para uso do jogo em todas as unidades, o qual foi concluído no fim do mês de agosto. Apesar do projeto base funcionar como norteador, cada unidade tem a liberdade de criar seus próprios tabuleiros e pecinhas, junto com os socioeducandos, estimulando a criatividade, envolvendo-os no processo de criação e acrescentando na rotina oficinas lúdicas e educativas”, explicou Frantieska.

As capacitações foram feitas pela pedagoga socioeducativa Rejane Menezes e a assistente socioeducativa Daniele de Oliveira Bragança Specemille. A preparação foi realizada nas Unidades Socioeducativas e na sala de reuniões do Edifício Aureliano Hoffman, em Vitória, com duração de um dia.

Jogo da Espiritualidade

Criado pela Suesp, o jogo de cartas foi inspirado no jogo “Perfil”, e pode ser jogado por qualquer pessoa alfabetizada. As cartas são classificadas por temas e inclui, entre suas áreas de conhecimento, lugares simbólicos para as religiões, meses com datas religiosas, mitologia, superstições.

A subgerente Frantieska explicou que o jogo proporciona uma forma de aprendizado diferente, trabalhando nos adolescentes a concentração, atenção, desenvolvem habilidades de interpretação, leitura, forçam o senso criativo e trabalham o controle de suas emoções.  “Por meio desse jogo, é possível conhecer sobre espiritualidade e religião, fomentando o conhecimento e o respeito, sem influenciar as escolhas religiosas de cada jogador, mas ampliando os momentos de aprendizagem de forma leve e lúdica”, concluiu.

 

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard