26/01/2022 17h20 - Atualizado em 26/01/2022 17h39

Janeiro Branco: unidade do Iases promove Semana de Cuidados a Saúde Mental e Qualidade de Vida

Visando a promover a saúde mental dos servidores, dos socioeducandos e de seus familiares, a Unidade Metropolitana (Unimetro) está promovendo a Semana de Cuidados à Saúde Mental e Qualidade de Vida. As ações fazem parte da campanha Janeiro Branco e acontecem até esta sexta-feira (28).  O tema escolhido para este ano é “Quem Cuida da Mente Cuida da Vida”.

“Acreditamos que a promoção da saúde mental e do bem-estar vai ajudar os socioeducandos, os profissionais e seus familiares a pensarem em novas formas de construir resiliência, a fim de lidarem melhor com as situações difíceis ou adversidades. Por isso, a nossa ideia é promover atividades de caráter educativo-informativo para os participantes, buscando diminuir os estigmas, tabus e preconceitos, além de possibilitar a diminuição do uso de medicação”, ressaltou o gerente da Unidade Metropolitana, Ricardo da Costa.

Entre as atividades da semana estão rodas de conversa com os familiares e profissionais; oficinas com os socioeducandos; exibição do filme espanhol “Toc Toc”; a realização de palestras voltadas para a promoção da saúde e o fortalecimento dos fatores de proteção, principalmente com relação aos comportamentos de risco e à diminuição da incidência da medicalização; e a confecção de materiais informativos, como laço branco, cartazes, folders e desenhos, focados na importância de cuidar da saúde mental.

Ricardo da Costa explicou que na Unimetro, além dessas ações, existem ainda as intervenções técnicas, que são linhas de cuidado relacionadas à saúde mental dos socioeducandos. “Eles passam por atendimentos individualizados e com equipe multiprofissional, que inclui psicólogos. Aqueles que apresentam sintomas de ansiedade e ou depressão são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde e ou Caps para diagnosticar, acompanhar e tratar o problema”, acrescentou.

Programação

A programação da semana foi elaborada pela equipe técnica da Unidade e conta com rodas de conversas com os familiares, que buscam refletir sobre a importância de pensar no cuidado da saúde mental e na qualidade de vida. Com os socioeducandos, a reflexão é sobre sinais e comportamentos relacionados com determinadas condições emocionais/mentais e sobre potencializar a reflexão e a mudança de atitudes. Também estão sendo produzidos materiais informativos sobre o tema para serem entregues aos familiares durante as visitas.

Já com a comunidade socioeducativa, a roda de conversa reflexiva tem como objetivo abordar os temas como: I. Reserve um tempo para curtir a vida e a convivência com os outros; II. Viva intensamente seus momentos em família; III. Pratique atividades físicas; IV. Mantenha uma alimentação saudável; V. Reforce seus laços de amizade; VI. Não abra mão de boas noites de sono e VII. Não tenha vergonha de buscar ajuda de profissionais.

Além disso, há ainda a orientação aos servidores e familiares quanto à importância de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física regular, técnicas de relaxamento e meditação; distribuição de material informativo e laço brancos produzidos pelos jovens.

Filme “TOC TOC”

O filme é uma produção espanhola, lançada no ano de 2017, e com classificação etária para maiores de 14 anos. No enredo do filme, são exibidos alguns exemplos de manifestações do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e da Síndrome de Tourette, por meio dos seis personagens protagonistas da trama.

Janeiro Branco

É uma campanha que visa a promover espaços de conversa e reflexões sobre a Saúde Mental, com a finalidade de “combater o adoecimento emocional e conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental, emocional, bem como valorizar sua subjetividade, buscando auxílio profissional quando perceber que as emoções e sentimentos necessitam ser trabalhados por estarem interferindo de forma negativa em sua rotina e no bem-estar.