04/10/2017 16h41 - Atualizado em 05/10/2017 16h43

Inscrições abertas para Seminários Estaduais em Socioeducação no Norte e no Sul do Estado

Estão abertas as inscrições para as edições Norte e Sul do Seminário Estadual em Socioeducação, iniciativa do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh) e da Secretaria de Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) que trará nomes de peso nacional para abordar, entre outros temas, as medidas socioeducativas em meio aberto para adolescentes e jovens. As vagas são limitadas e a participação é gratuita.

Para se inscrever, basta acessar o site www.iases.es.gov.br/seminario e clicar no link disponível para inscrições. Na página, o interessado deverá escolher qual edição quer participar: em Linhares, no próximo dia 17, ou em Cachoeiro de Itapemirim, no próximo dia 19.

No Norte, a programação será aberta pela palestra “Medidas socioeducativas em meio aberto: atuação dinâmica e integrada”, ministrada pela Coordenadora-Geral de Medidas Socioeducativas e Programas Intersetoriais no Ministério de Desenvolvimento Social, Maria Yvelonia dos Santos Araujo Barbosa.

Na parte da tarde serão realizados três painéis temáticos: Medida Socioeducativa do Meio Aberto: Liberdade assistida e Prestação de Serviço à Comunidade; Medida Socioeducativa de Semiliberdade no Estado do Espírito Santo; e Justiça e Práticas Restaurativas na Socioeducação.

No Sul, a palestra “Medidas socioeducativas em meio aberto: atuação dinâmica e integrada” será ministrada pelo secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

Os painéis também acontecem na edição de Cachoeiro de Itapemirim. Os temas serão Medida Socioeducativa do Meio Aberto: Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade; Intersetoralidade e incompletude institucional na Socioeducação; e Justiça e Práticas Restaurativas na socioeducação.

“Para o Iases, enquanto gestor da política estadual de socioeducação, é de suma importância aprofundar o debate sobre as medidas em meio aberto, pois, quando bem aplicadas, trazem resultados significativos ao adolescente, interrompendo a trajetória infracional e permitindo a sua inserção em novas experiências na comunidade. Fomentar o diálogo, sobretudo com referências do cenário nacional, é trazer ainda mais conquistas para a socioeducação capixaba”, avalia a diretora-presidente do Iases, Alcione Potratz.

O Seminário da Regional Norte tem o apoio da Faculdade Pitágoras Linhares e o da Regional Sul tem o apoio do Centro Universitário São Camilo.

Serviço:

Inscrições: www.iases.es.gov.br/seminario

- Seminário Estadual em Socioeducação - Regional Norte - Linhares

Data: 17/10/2017

Local: Faculdade Pitágoras Linhares - Av. São Mateus, 1458, Araçá, Linhares - ES

- Seminário Estadual em Socioeducação - Regional Sul – Cachoeiro De Itapemirim

Data: 19/10/2017

Local: Centro Universitário São Camilo - Rua São Camilo de Léllis, nº 1, Paraíso, Cachoeiro de Itapemirim - ES

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br