21/11/2022 13h12 - Atualizado em 13/12/2022 12h45

Inscrições abertas para o Seminário Estadual em Socioeducação

Os interessados em participar do Seminário Estadual em Socioeducação já podem se inscrever para o evento. As inscrições têm início, nesta segunda-feira (21), e podem ser feitas meio do link: https://forms.gle/5TU6cJWPdUCqAjXXA


Promovido pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), o Seminário acontecerá nos próximos dia 06 e 07 de dezembro e tem como público-alvo os servidores do Iases; do Sistema de Garantia de Direitos; profissionais do Sistema de Garantia de Direitos atuantes nas medidas socioeducativas e estudantes da Faesa.

“Esse seminário é mais uma ação entre tantas formações que estamos desenvolvendo desde 2019, quando adotamos um modelo de gestão por resultado, o que possibilitou o Espírito Santo conquistar excelentes resultados e adquirir um protagonismo nacional. Foram muitos investimentos em capacitação dos servidores, aquisição de equipamentos, reformas robustas nas estruturas físicas das Unidades Socioeducativas, regulamentação de vários procedimentos técnicos e de segurança, além de aquisição de computadores, materiais pedagógicos e esportivos”, destacou o diretor-presidente do Iases, Fabio Modesto Filho.

“São quase quatro anos de muito trabalho e dedicação, tendo a certeza que os nossos adolescentes e jovens, seus familiares, e também os servidores, vivem e presenciam um sistema socioeducativo mais tecnológico, educacional e profissional”, acrescentou o gestor do Iases.

A subgerente de Formação e Pesquisa do Iases, Hanelore de Paula, ressaltou que o evento faz parte da Formação Continuada realizada pelo Iases e tem como objetivo a necessidade de planejar, elaborar, desenvolver e executar um Seminário de Formação para os Operadores do Sistema Socioeducativo do Espírito Santo. “Serão dois dias de evento para que todos aqueles que atuam com a socioeducação possam participar das palestras, da mesa-redonda e dos grupos temáticos de trabalho que serão ofertados”, explicou. 

"Desejamos que este seminário contribua para o debate qualificado da socioeducação capixaba. Será um momento de refletir sobre o nosso fazer diário e ouvir sobre o cenário da socioeducação no nosso Estado", avaliou o gerente técnico do Iases, Rômulo Telles. 

Entre as novidades deste ano estão os grupos temáticos, que são: Práticas Restaurativas; Segurança Socioeducativa; Interlocução com a Rede Socioassistencial. “Nesses grupos serão apresentadas as boas práticas que desenvolvemos no Instituto”, disse Hanelore de Paula. Por isso, no ato de inscrição, o participante deve escolher em qual dos grupos temáticos participará durante o seminário.

 

A realização do Seminário faz parte das ações previstas pelo Convênio Federal n° 85.2600/2017, firmado entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo e o Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e de Direitos Humanos (MMFDH). O evento conta com o apoio da Faesa Centro Universitário.

Programação

O primeiro dia do  evento vai contar com a presença do diretor-presidente do Iases e outros convidados que irão fazer uma avaliação sobre os avanços e os desafios da socioeducação no Espírito Santo.


O segundo dia começa com a apresentação dos grupos temáticos. O grupo 1 vai falar sobre Práticas Restaurativas e será coordenado pela responsável pela Subgerência de Orientações Técnicas e Práticas Restaurativas (Suop) do Iases, Inayha Cristina Alves Dalvi.

Sob a coordenação do gerente de Segurança e Proteção à Pessoa, Idelberth Luigi, o grupo 2 vai tratar sobre Segurança Socioeducativa. Já o grupo 3 vai debater a Interlocução com a Rede Socioassitencial. Quem vai acompanhar esse debate é a pedagoga da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Mirtes Basílio da Silva, e a assistente social que atua no Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae) do Iases, Esdras Roberta de Jesus Morati Vieira.

A Faesa vai apresentar os projetos desenvolvidos com o Iases, por meio do Termo de Cooperação Técnica.

 


1º dia

8h30 às 9h – Credenciamento

9h às 9h30 – Mesa de Abertura

9h30 às 9h45 – Intervalo

9h45 às 11h30 – Mesa redonda 

11h30 às 12h30 – Debate

12h30 às 14h – INTERVALO DE ALMOÇO

14h às 16h - Mesa redonda - Panorama da Socioeducação no Estado do Espírito Santo

16h às 16h15 – Intervalo

16h15 às 17h – Debate

2º dia 

8h30 às 9h – Credenciamento

9h às 12h30 – Grupos Temáticos (Apresentação de Boas Práticas)

· Grupo 1 – Práticas Restaurativas

  • Grupo 2 – Segurança Socioeducativa
  • Grupo 3 – Interlocução com a Rede Socioassitencial.

    12h30 às 14h – INTERVALO DE ALMOÇO

    14h às 14h30 – “TALKS” Projetos FAESA/IASES

    14h30 às 16h – Avaliação do Evento

    16h – Encerramento com atividade Cultural

 

 

Serviço:  Seminário Estadual em Socioeducação

Tema: Panorama do Sistema Socioeducativo do Espírito Santo e Boas Práticas Socioeducativas.

Data: 06 e 07 de dezembro de 2022

Horário: das 08 às 17 horas

Local: Auditório da Faesa

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard