A partir desta segunda-feira (21), o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e de Direitos Humanos (MMFDH), vai dar início à oferta de cursos voltados para a área de Direitos Humanos, Socioeducação e Sistema de Garantia de Direitos. Ao todo, estão previstas a oferta de 2.400 vagas para profissionais que atuam no Sistema Socioeducativo, como agentes socioeducativos, gestores, técnicos e demais operadores.
O diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho, reforçou o papel da educação na formação dos servidores do Instituto. “Esse convênio com o Ministério da Mulher, da Família e de Direitos Humanos é mais um robusto investimento que fazemos na formação dos nossos servidores, elevando ainda mais o nível de conhecimento e a qualidade profissional. Educação é o lema do Instituto e é por isso que nossas capacitações não param e estão com ofertas cada vez mais amplas. Em 2021, realizamos 51 turmas de formação continuada, com a oferta de 1.944 vagas para cursos e 1.091 servidores foram certificados. No Iases é assim: educação é o caminho”, destacou.
A iniciativa faz parte do Convênio Federal n° 852600/2017, firmado entre o Instituto e o Governo Federal. Os cursos também abordarão assuntos transversais como Saúde do Adolescente; Abordagens, intervenções e técnicas no atendimento individual e em grupo; Famílias, práticas interdisciplinares e intervenções; Gênero e sexualidade: abordagem socioeducativa interdisciplinar; Contribuições da Teoria Freiriana na socioeducação; Mediação de conflito; Gestão estratégica e organizacional e Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad).
“A ideia é aprimorar cada vez mais a capacitação dos profissionais operadores do Sistema Socioeducativo do Estado do Espírito Santo para a elaboração e execução dos programas socioeducativos de Meio Aberto e Meio Fechado e para a atuação no contexto da socioeducação nas mais variadas instâncias, como gestão, administrativa, técnica e operacional. A formação continuada dos atores sociais envolvidos no atendimento socioeducativo é fundamental para a evolução e aperfeiçoamento de práticas sociais na rede de atenção aos adolescentes em conflito com a lei”, pontuou a subgerente de Formação e Pesquisa, Hanelore de Paula.
Na segunda-feira (21), serão ofertadas 50 vagas para a formação continuada de Instrumentos Técnicos: Genograma e Ecomapa. “O público-alvo é formado por gerentes de unidades, subgerentes socieducativos, técnicos e coordenadores das Unidades Semiliberdade”, disse Hanelore de Paula.
Para esse curso, a carga horária é de 8 horas. As aulas serão presenciais e acontecerão no auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória. Ao final do curso, os participantes receberão certificados de conclusão de curso.
As inscrições podem ser feitas, por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMYH4_5gUQvQ0Y7bHTyvA8WoeJ27XOlsDxP-b3FAVBRHICHQ/viewform
Calendário
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial